Capacitação para o setor Cultural chega a Lages


O Seminário Estadual sobre Gestão Cultural ocorre na próxima terça-feira (28).

Por TALITA ROSA da ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
DA DEPUTADA LUCIANE CARMINATTI,
em Lages/SC 

📷 Divulgação


O setor cultural das regiões Serrana e Meio-Oeste serão os contemplados na próxima rodada do Seminário Estadual sobre Gestão Cultural. No dia 27 (segunda), o evento ocorrerá em Caçador e no dia 28 (terça), em Lages.

O seminário - gratuito - já capacitou cerca de 150 pessoas, entre gestores e servidores da área da cultura, artistas, agentes e produtores culturais das regiões oeste e extremo-oeste, no mês passado.

A Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Alesc quer ampliar o alcance do Seminário nesta nova rodada. “A gente muitas vezes fica focado só em quem já faz a cultura – artista, produtor, conselheiro, enfim – mas tem uma população toda que pode se envolver, se aproximar, discutir projetos culturais, como captar recursos”, convidou a deputada Luciane Carminatti, presidente da comissão.

Uma das palestrantes, a consultora e assessora para a área cultural, Roselaine Vinhas, defende a profissionalização do setor. “Sem profissionalismo, a cultura vai sucumbir. A cultura que se mantém só pela parte amadora não consegue ter sustentabilidade. O fluxo todo de produção precisa de organização, e isso demanda profissionais de todas as formações.”

Para tanto, os especialistas devem abordar temas como a elaboração de projetos culturais, leis de incentivo à cultura, Sistema Nacional de Cultura e economia criativa. A programação também prevê a apresentação de artistas do município para valorizar a cultura local.

O Seminário Estadual, promovido pela Escola do Legislativo por proposição da deputada Luciane Carminatti (PT), é fruto de uma articulação com o Conselho de Gestores Municipais de Cultura (Congesc), colegiado vinculado à Federação Catarinense de Municípios (FECAM) e também conta com a parceria das prefeituras municipais de Caçador e Lages.  




Capacitação para o setor Cultural chega a Lages Capacitação para o setor Cultural chega a Lages Reviewed by Lages Diário on maio 24, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.