Obras e projetos fortalecem a preservação do patrimônio histórico de Lages

0
Intervenções buscam preservar a memória, a arquitetura e a identidade cultural dos principais patrimônios históricos de Lages.


Fotos: Fábio Pavan / Prefeitura de Lages e Acervo Museu Histórico Thiago de Castro 

Lages segue fortalecendo a preservação de seu patrimônio histórico por meio de obras de restauro, projetos de revitalização e estudos técnicos voltados à conservação de imóveis que representam diferentes momentos da história do município. As iniciativas envolvem edificações tombadas, espaços culturais e um novo patrimônio reconhecido oficialmente, sempre com acompanhamento da Fundação Cultural de Lages (FCL), do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac) e da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

Segundo a Prefeitura, o objetivo é garantir a preservação da memória arquitetônica e cultural da cidade, permitindo que esses espaços continuem contando a história de Lages para as próximas gerações.

Conventinho Franciscano passa por restauro



Entre as principais intervenções está o restauro da Igreja São José do Patrocínio, conhecida como Conventinho Franciscano. O trabalho é realizado com apoio técnico da Fundação Cultural de Lages e aprovação da Fundação Catarinense de Cultura.

A construção, iniciada em 1915, integra um dos mais importantes conjuntos arquitetônicos do Planalto Serrano. Com estilo neogótico, o imóvel se destaca pelos tijolos aparentes, vitrais, torre sineira e detalhes em arenito, sendo tombado pelo Estado desde 2001.

Imóveis históricos do Centro recebem atenção

Outra edificação contemplada é o prédio localizado na rua Correia Pinto, construído em 1921 e que pertenceu ao médico italiano Dr. Cesar Sartori, conhecido pelos lageanos como o "médico dos pobres". O imóvel, de arquitetura eclética, também integra a lista de bens tombados pelo Estado.

Já a antiga edificação da rua Coronel Córdova está em fase de elaboração de projeto para revitalização. Construída em 1927 para sediar o Hotel Sul América, posteriormente também ocupado pelo tradicional Restaurante Sul América, a construção marcou o início da verticalização urbana de Lages e preserva importantes características arquitetônicas da época.



Paço Municipal avança para nova etapa


O prédio histórico da Prefeitura de Lages também segue no processo de restauração. Após a conclusão do projeto arquitetônico, tiveram início os projetos complementares, que incluem as áreas estrutural, elétrica e hidrossanitária. Esses documentos servirão de base para a futura execução das obras.

Inaugurado em 1902, o antigo Paço Municipal reúne elementos da arquitetura eclética e faz parte do patrimônio histórico catarinense desde 2001.

Biblioteca Pública será revitalizada


A Biblioteca Pública Municipal Carlos Dorval de Macedo também está entre os espaços que receberão melhorias. O projeto prevê intervenções internas e externas para ampliar a segurança, a acessibilidade e o conforto dos usuários.

Criada em 1952, a biblioteca ocupa sua sede atual desde 1975 e permanece como um dos principais espaços de incentivo à leitura, à pesquisa e à preservação da memória cultural de Lages.

Igreja do Antídio torna-se patrimônio cultural municipal


Entre as ações mais recentes está o tombamento da Catedral Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora Menina, da Igreja Católica Apostólica Brasileira (ICAB), conhecida como Igreja do Antídio.

Localizado na Avenida Marechal Floriano, o templo passou a integrar oficialmente o patrimônio cultural de Lages após decisão do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, respaldada por parecer técnico da Fundação Cultural de Lages.

O reconhecimento leva em consideração sua importância histórica, religiosa, arquitetônica e cultural, além da relação com a atuação do padre Antídio José Vargas e da chegada da Igreja Católica Apostólica Brasileira ao município na década de 1940. O espaço também abriga um museu que reúne documentos e objetos relacionados à história da instituição na cidade.

De acordo com a Fundação Cultural de Lages, todas as intervenções e processos de preservação seguem critérios técnicos específicos, com foco na conservação das características originais dos imóveis e na valorização do patrimônio histórico e cultural do município.

*Com informações de Gabriela Sassi, da Prefeitura de Lages







Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)