No terça-feira passada (28/04), durante a cerimônia do Troféu Armandinho & Irmãos Macêdo, a cantora Daniela Mercury subiu ao palco, para aceitar um prêmio, e acabou deixando o cantor Edson Gomes ofendido, quando disse no microfone: ''Edson, eu peço que você seja carinhoso com sua esposa porque a gente não aceita nenhuma violência contra nenhuma mulher''. Logo após ouvir isso, o regueiro de 70 anos subiu ao palco irritado, negou a suposta acusação e cobrou que Daniela apresentasse provas capazes de sustentar a tese de que ele teria cometido violência contra mulheres.
Daniela alegou ter sido mal interpretada: segundo ela , a intenção era alertar, não somente a Edson, mas sim aos homens em geral, sobre a importância de tratar bem as mulheres — porém, ninguém comprou muito essa desculpa da cantora.
Confira o momento que gerou polêmica:
De lá para cá, Edson Gomes chegou a receber apoio público de alguns famosos — vide o roqueiro Digão (vocalista/guitarrista da banda Raimundos), a apresentadora/cantora Mara Maravilha e o político Diego Castro (deputado estadual da Bahia, pelo PL), que fizeram alegações como a de que o cantor baiano teria sido ''injustiçado pela lacração''. Aliás, não é por acaso que esses três nomes citados estão associados ao espectro político da direita — Daniela Mercury é um nome notoriamente ligado à esquerda progressista e, desde que Edson Gomes largou a cultura rastafári, em 2025, para se tornar evangélico, ficou comum ver o regueiro dando declarações que apoiam ideias reacionárias e contradizem tudo o que ele cantou em músicas como ''Sistema do Vampiro”, ''Guerreiro do Terceiro Mundo'', ‘’500 Anos'', ''Zumbi dos Palmares'' e ''Camelô''.
Porém, por mais que muitas pessoas tenham interpretado a insinuação de Daniela como um ''ataque político a Edson'', a veterana cantora de Axé Music não foi a primeira famosa a sugerir que Edson Gomes teria um histórico de agressões contra mulheres: após o ocorrido da semana passada, alguns internautas resgataram um comentário da cantora Laurinha Arantes (ex-vocalista da banda Cheiro de Amor) em uma postagem que a deputada estadual Olívia Santana (do PCdoB, Bahia) fez no Instagram, em fevereiro deste ano. Nessa publicação que criticava uma declaração polêmica recente de Edson, Olivia escreveu que o cantor possui um caráter que não condiz com as mensagens das letras dele — ao ler isso, Laurinha comentou ''a ex, que o diga'' e foi respondida com um comentário onde Olívia fez a seguinte afirmação: “conheço de perto. Minha amiga chegava no trabalho machucada. Tivemos que encorajá-la a se separar dele. Isso em 1999''.
Após ler o comentário de Olívia, Laurinha ainda respondeu “eu sei. Agressor de mulheres”.
Como Daniela Mercury, Olívia Santana e Laurinha Santana já frequentaram o mesmo círculo social que Edson Gomes, é possível que as três tenham feito tais insinuações sobre ele, não por causa de divergências políticas, mas sim por saberem de coisas que nunca vazaram para a imprensa. Porém, nós não podemos afirmar nada, pois, realmente, não existem provas cabais que confirmem tal possibilidade.
Até o momento, nem a atual esposa, nem familiares e tampouco ex-namoradas de Edson vieram a público para defender ou atacar o cantor, nessa situação polêmica.
