Tombamento reconhece valor histórico e cultural da Igreja do Antídio em Lages

0
Processo foi conduzido pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural e Fundação Cultural de Lages, com base em estudos técnicos, atendendo também a um pedido da comunidade. 

Por Gabriela Sassi da PML

FOTO: FÁBIO PAVAN / PML

A Igreja do Antídio (Catedral Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora Menina - Igreja Católica Apostólica Brasileira - Icab), localizada na avenida Marechal Floriano, passa a integrar oficialmente o patrimônio cultural de Lages. O tombamento foi definido por resolução do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac), com apoio técnico da Fundação Cultural de Lages (FCL), após a condução completa do processo administrativo.

O reconhecimento leva em consideração a relevância histórica, cultural, religiosa e arquitetônica da edificação, além do significado que o espaço carrega para a trajetória da cidade e para a vivência da comunidade.

A prefeita Carmen Zanotto destaca que o tombamento atende a um pedido construído junto à população. “Este é um reconhecimento que parte também da própria comunidade, que sempre demonstrou o quanto este espaço é importante para a sua história e identidade. O tombamento atende a este pedido e assegura que este patrimônio seja preservado para as próximas gerações.”

PROCESSO CONDUZIDO COM BASE TÉCNICA

O tombamento foi resultado de um processo estruturado, desenvolvido pela Fundação Cultural e pelo Compac. A equipe técnica reuniu informações históricas, culturais e arquitetônicas, além de avaliar e reconhecer o papel do imóvel na formação da cidade.

Todo o trâmite seguiu as etapas legais, com organização documental, análise técnica e deliberação do Compac, responsável por avaliar e aprovar a proteção do bem. O estudo considerou desde a importância institucional da Igreja até sua presença marcante na paisagem urbana.

A superintendente da Fundação Cultural de Lages e presidente do Compac, Carla Zonatto, ressalta o trabalho realizado. “Este tombamento é resultado de um processo conduzido com responsabilidade pelo Conselho, com base em estudos e na análise cuidadosa de todos os aspectos que envolvem o bem. É um reconhecimento que considera tanto a estrutura quanto a história e o significado deste espaço para Lages.”

Espaço de fé, cultura e história

A Igreja do Antídio tem ligação direta com a chegada da Igreja Católica Apostólica Brasileira (Icab) em Lages, ainda na década de 1940. A edificação está associada à atuação do padre Antídio José Vargas, figura central neste processo.

Desde a sua construção, o espaço contou com participação ativa da comunidade, que contribuiu com trabalho e doações. Ao longo dos anos, a Igreja passou a abrigar celebrações religiosas, atividades culturais e ações educativas.

O local também mantém um museu institucional, com acervo que reúne documentos, objetos e registros que ajudam a contar a história da Icab na cidade. Além disto, práticas religiosas tradicionais, como, procissões e celebrações, seguem presentes no cotidiano da Igreja, mantendo vivas manifestações culturais ligadas à fé e à história local.






Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)