SC tem 78% das praias próprias para banho; em Florianópolis, índice é de 77%

0
Dados são oriundos do relatório de balneabilidade divulgado na última sexta-feira (27) pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). 


Foto: Jonatã Rocha / Secom GOVSC

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) divulgou, na última sexta-feira (27), o relatório de balneabilidade com dados referentes à semana de 23 a 27 de março de 2026. O levantamento aponta que, dos 260 pontos monitorados no litoral catarinense, 203 estão próprios para banho, o que corresponde a 78,08% do total analisado.

Na capital, Florianópolis, dos 88 pontos avaliados, 68 apresentam condições adequadas para banho, representando 77,27%.

Os dados completos, incluindo análises técnicas detalhadas, estão disponíveis para consulta pública no site oficial do IMA, onde as informações são atualizadas automaticamente. A plataforma permite que o cidadão acompanhe, em tempo real, a condição de cada ponto monitorado por meio de um mapa interativo, além de acessar o histórico das coletas. 

Critérios de classificação

O monitoramento segue as diretrizes estabelecidas pela Conselho Nacional do Meio Ambiente, conforme a Resolução nº 274/2000. A classificação das águas considera a concentração da bactéria Escherichia coli nas amostras coletadas.

  • Própria para banho: quando 80% ou mais das amostras das últimas cinco semanas apresentam até 800 Escherichia coli por 100 mililitros;

  • Imprópria para banho: quando mais de 20% das amostras excedem esse limite ou quando a última coleta ultrapassa 2.000 Escherichia coli por 100 mililitros.

Recomendações aos banhistas

O IMA alerta que o banho de mar deve ser evitado nas primeiras 24 a 48 horas após chuvas intensas, especialmente em áreas próximas a canais e galerias pluviais. Nesses períodos, há maior risco de contaminação da água por resíduos e microrganismos, o que pode provocar problemas de saúde, como irritações na pele, conjuntivites e infecções gastrointestinais.

Entre as orientações estão:

  • Evitar entrar no mar após chuvas fortes;
  • Optar por locais afastados de saídas de drenagem pluvial;
  • Consultar regularmente os relatórios de balneabilidade antes de frequentar as praias.

Monitoramento e transparência

O Programa de Monitoramento de Balneabilidade segue um cronograma pré-definido, garantindo transparência ao processo. As coletas são realizadas regularmente e os resultados são atualizados conforme as análises laboratoriais são concluídas.

Durante a alta temporada, entre outubro e março, os relatórios são divulgados semanalmente. Já no período de abril a setembro, a frequência passa a ser mensal.

Além do site oficial, os dados também podem ser acompanhados por meio do aplicativo CBMSC Cidadão, que disponibiliza informações atualizadas sobre a qualidade da água em todo o litoral catarinense.

Para mais informações e outros conteúdos, o IMA disponibiliza atualizações em seu portal institucional.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)