Ao todo, foram 847 composições inscritas para a edição 2026, sendo 619 para a 32ª Sapecada da Canção Nativa, e outras 228 para a 24ª Sapecada da Serra Catarinense. Triagem começa nesta quinta-feira (2).
Foram encerradas na última segunda-feira (30), as inscrições para as Sapecadas da Canção Nativa e da Serra Catarinense 2026 e um recorde foi superado. Ao todo, foram 847 composições inscritas, sendo 619 para a 32ª Sapecada da Canção Nativa e outras 228 para a 24ª Sapecada da Serra Catarinense, ambas previstas para ocorrerem no segundo fim de semana da 36ª Festa Nacional do Pinhão, entre os dias 29 e 31 de maio na praça João Costa, no Recanto do Pinhão Aracy Paim, no Centro da cidade. O número supera as 735 inscrições realizadas na edição de 2025.
O crescimento no número de participantes reforça a relevância dos festivais no cenário da música nativista, considerado dois dos maiores festivais do gênero no Brasil.
Mesmo com recorde de inscrições, o número de classificadas para os festivais segue o mesmo de edições anteriores, ou seja, 16 para a Sapecada da Serra Catarinense, na qual se apresentam na final marcada para o dia 29 de maio e outras 16 para a classificatória da Sapecada da Canção Nativa, no dia 30 de maio, e concorrendo a uma das 12 vagas na grande final no dia 31 de maio.
As três primeiras colocadas e a música mais popular da Sapecada da Serra Catarinense se classificam para a final da Sapecada da Canção Nativa.
Triagem começa nesta quinta-feira no Mercado Público
A fase de seleção das composições inicia nesta quinta-feira (2 de abril) e segue até sábado (4), no Mercado Público de Lages. A abertura está programada para as 19h30, com apresentação do grupo D’este Rincão, seguida do início da avaliação por parte da comissão julgadora.
A cobertura completa da Festa Nacional do Pinhão no Lages Diário tem o oferecimento de Yoha Sushi. Peça pelo app Goomer ou no Whatsapp (49) 9 9947-5811 e de Ferragens Stampos. Pensou em Qualidade. Pensou Stampos. Siga @ferragens.stampos no Instagram.

