O levantamento foi realizado em sete estabelecimentos da cidade. A pesquisa contemplou medicamentos de uso contínuo e também aqueles com alta procura, organizados por categoria.
Por Aline Tives da PML
Pela primeira vez nos últimos anos, o Procon de Lages realizou uma pesquisa comparativa de preços de medicamentos em farmácias do município. A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso à informação e auxiliar os consumidores na hora da compra, incentivando a pesquisa e a economia.
O levantamento foi realizado em sete estabelecimentos da cidade: Farmácia Dayane, Farmácia do Trabalhador, Líder Farma, Melhor Preço, Preço Popular e Farmácia São João. Foram analisados medicamentos em diferentes apresentações e dosagens, garantindo maior abrangência e fidelidade aos valores praticados no mercado local.
A pesquisa contemplou medicamentos de uso contínuo e também aqueles com alta procura, organizados nas seguintes categorias: remédios para pressão arterial e cardiovasculares; anti-inflamatórios e analgésicos; pomadas e medicamentos tópicos; medicamentos respiratórios; antibióticos; hormonais; medicamentos para diabetes e medicamentos gastrointestinais.
O objetivo do levantamento é orientar a população sobre as variações de preços entre os estabelecimentos, que podem ser significativas dependendo da marca, da dosagem e da apresentação do medicamento. “Nossa missão é transformar dados em economia real para o povo lageano. Com esta nova pesquisa das principais redes da cidade, o Procon Lages entrega o poder da informação nas mãos de quem mais precisa: o consumidor. Quem pesquisa com o Procon cuida da saúde e protege o bolso”, comenta o Coordenador Executivo, Kevin Gonçalves Calbusch.
O Procon orienta a população que pesquisar antes de comprar é um direito do consumidor e pode representar economia no orçamento familiar, especialmente no caso de medicamentos de uso contínuo. A orientação também é para que o consumidor sempre solicite a nota fiscal e fique atento à validade e às condições de armazenamento dos produtos.
A pesquisa completa, com os valores detalhados por estabelecimento, está disponível para download neste link.


.gif)