A mobilização ocorre por meio da Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil de Lages, em alinhamento com os comunicados da Defesa Civil estadual.
A Prefeitura de Lages colocou suas equipes em regime de atenção a partir desta sexta-feira (20), após a emissão de alertas meteorológicos que indicam a ocorrência de chuvas intensas e temporais em Santa Catarina. A mobilização ocorre por meio da Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil de Lages, em alinhamento com os comunicados da Defesa Civil de Santa Catarina.
De acordo com os boletins emitidos na manhã desta sexta-feira, o retorno das instabilidades atmosféricas é provocado pela combinação de fatores como, o avanço de uma frente fria sobre o mar, além de instabilidades em diferentes níveis da atmosfera e formação de um sistema de baixa pressão entre o continente e o oceano.
Essas condições favorecem a formação de temporais entre o final da manhã e o período noturno desta sexta-feira. Inicialmente, as tempestades devem atingir áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul, especialmente regiões do Meio-Oeste e Litoral Sul, avançando posteriormente para outras áreas do Estado.
O cenário apresenta risco moderado a alto para ocorrências como alagamentos e enxurradas, destelhamentos, quedas de galhos e árvores e danos à rede elétrica.
Já no sábado (21), o deslocamento do sistema de baixa pressão entre o litoral do Paraná e Santa Catarina mantém o tempo instável, com previsão de chuva persistente, principalmente no Litoral Norte e regiões adjacentes.
Monitoramento contínuo e equipes de prontidão
Segundo o secretário executivo da Defesa Civil de Lages, Paulo da Silva Ribeiro (Sargento Ribeiro), a determinação da prefeita Carmen Zanotto é manter vigilância constante das condições climáticas.
As equipes municipais permanecem em prontidão para atendimento rápido à população em caso de ocorrências relacionadas aos temporais.
Orientações de segurança durante temporais
A Defesa Civil reforça recomendações preventivas à comunidade como buscar abrigo seguro, afastado de janelas e evitar proximidade de objetos que possam ser arremessados pelo vento, isso durante as tempestades.
No caso de ocorrência de ventos fortes, a dica é não se abrigar próximo a árvores, muros, placas ou postes de energia e evitar circular em áreas abertas e expostas. Já no caso de alagamentos, é recomendado não atravessar ruas alagadas e jamais passar por pontes ou pontilhões submersos.
Em caso de urgência, a população pode acionar a Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil de Lages pelos seguintes telefones: (49) 3019-7477, (49) 3019-7479, (49) 99836-1702 e 199 (atendimento 24 horas, todos os dias da semana)


.gif)