A proposta busca preparar o meio rural para identificar oportunidades de negócios sustentáveis, ampliar a oferta turística e fortalecer a economia local.
O Turismo Rural segue se consolidando como um dos principais vetores de diversificação econômica e geração de renda no interior de Lages. Com esse propósito, teve início nesta quarta-feira (21) o curso “Turismo Rural: Identificação e Seleção de Oportunidades de Negócios”, iniciativa voltada à qualificação de empreendedores e interessados em investir no setor. A formação segue até esta quinta-feira (22) e reúne 26 participantes na sala de treinamento da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município.
A capacitação é promovida pela Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria Municipal do Turismo, com execução do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e parceria do Sindicato Rural de Lages, evidenciando uma atuação integrada entre o poder público, entidades de apoio e a iniciativa privada. A proposta busca preparar o meio rural para identificar oportunidades de negócios sustentáveis, ampliar a oferta turística e fortalecer a economia local.
Ministrado pelo consultor do Senar Humberto Freccia Netto, profissional com mais de duas décadas de experiência no turismo rural, o curso alia conhecimento técnico e vivência prática. Empresário do setor e ex-dirigente de instituições ligadas à promoção do turismo, o especialista compartilha estratégias de planejamento, organização e inovação aplicadas à realidade do campo.
Além de estimular o empreendedorismo no campo, a formação contribui para a permanência das famílias na zona rural, promove a valorização da cultura local e incentiva práticas alinhadas à preservação ambiental. Com isso, o Turismo Rural se reafirma como uma alternativa sustentável e estratégica para o desenvolvimento de Lages e da Serra Catarinense.


.gif)