Projeto acontece até 20 de dezembro em diversos pontos da cidade, com atividades gratuitas e abertas ao público.
Por Núbia Garcia da Assessoria Matakiterani
![]() |
| Gilson Maximo, no espetáculo “Encantados”. (Fotos: Luis Tutu Maria Fernandes e Brian Silva de Liz / Divulgação) |
Dando continuidade ao 3º Festival da Rede de Sabedoria, a programação desta semana contará com apresentações teatrais. A primeira atividade, que terá duas sessões (às 10h e às 15h30) na terça-feira (2), é o espetáculo de contação de histórias “Historinhas com bonecos de pano”, realizada pelo grupo Menestrel Faze-Dô, para as crianças e adolescentes da Irmandade Nossa Senhora das Graças e para o público geral.
O segundo espetáculo a ser apresentado será “Encantados”, da Cia Teatral Matakiterani, que acontece no Teatro de Bolso Sesc, na quarta-feira (3), às 19 horas. A apresentação é aberta ao público e tem entrada gratuita. Ambas as apresentações contam com acessibilidade em língua brasileira de sinais (Libras).
“O Festival é uma celebração dos saberes caboclos do Planalto Catarinense. Com o teatro e a contação de histórias, levamos ao público uma releitura dessas práticas de forma artística e lúdica, criando imaginários a partir da tradição oral do nosso povo”, comenta o coordenador geral do projeto, Gilson Maximo.
Historinhas com Boneco de Pano
Espetáculo que mistura a contação de histórias com o teatro de bonecos, revisitando histórias tradicionais do Planalto Catarinense, como a Serpente do Tanque e o Negrinho do Pastoreio. Concebido e apresentado pela atriz e bonequeira Maria Fernandes, o espetáculo é voltado para o público infantil, mas tem boa aceitação para crianças e adultos de todas as idades.
Encantados
Nório é um homem que percorre o Sertão profundo. Seu espaço é um reduto onde ele vive no meio de muita gente, os vivos, os mortos e os Encantados. Nesse espaço surgem, a partir de sua memória difusa, personagens místicas da Guerra Sertaneja do Contestado. O espetáculo é um solo teatral escrito e encenado por Gilson Maximo e dirigido por Lourival Andrade, a indicação etária do público é para pessoas acima de 12 anos.
Sobre o festival
O evento celebra os saberes e fazeres de tradição oral do Planalto Catarinense, vinculadas à Rede de Sabedoria, uma articulação composta por detentores, praticantes e disseminadores de práticas da cultura cabocla do território, como os povos de terreiros, as devotas e os devotos de São João Maria e a Recomendação das Almas.
Criada em 2007 pela Associação Cultural Matakiterani, a Rede de Sabedoria é referência na promoção das práticas de tradição oral e no fortalecimento das mestras, dos mestres e dos coletivos que vivem e preservam esses saberes.
O 3º Festival da Rede de Sabedoria é executado pela Maximus Produção Cultural, com apoio da Associação Cultural Matakiterani, Sesc e Uniplac. Realização do Governo de Santa Catarina por meio da Fundação Catarinense de Cultura, com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc.
Serviço
O quê? Historinhas com Bonecos de Pano (Maria Fernandes/ Menestrel Faze-Dô)
Quando? 2 de dezembro (terça-feira), às 10h e 15h30
Onde? Irmandade Nossa Senhora das Graças
Classificação etária: Livre
Acessibilidade: Libras
O quê? Espetáculo “Encantados” (Cia Teatral Matakiterani)
Quando? 3 de dezembro (quarta-feira), às 19 horas
Onde? Teatro de Bolso Sesc - Av. Dom Pedro II, 1693 / B. Universitário
Classificação etária: 12 anos
Acessibilidade: Libras
Para conferir a programação completa, que acontece até 20 de dezembro, acesse https://matakiterani.org/
.gif)




%20(1).gif)