As atividades do Projeto Sementes de Cidadania, trabalhado ao longo de todo o ano letivo na Emeb Suzana Albino França, resultaram em uma iniciativa que ultrapassou os limites da sala de aula: crianças do Berçário, Maternal e Pré-escolar produziram seus próprios livros, dando forma literária aos conhecimentos adquiridos sobre Educação Fiscal.
A proposta, que envolve o estímulo à cidadania desde a primeira infância, foi desenvolvida com o apoio de professores e familiares, utilizando a plataforma Estante Virtual para a construção das obras. O processo permitiu que os pequenos expressassem, por meio de desenhos, narrativas e registros pessoais, o que aprenderam sobre responsabilidade social e valores relacionados ao uso correto dos recursos públicos.
O lançamento das obras foi marcado por uma sessão de autógrafos realizada em 28 de novembro. Para o diretor da unidade, Carlos Eduardo Canani, o momento simbolizou o impacto do projeto na formação dos estudantes. “Assistir às crianças autografando seus livros foi emocionante. É um gesto que traduz autoria, autonomia e cidadania desde cedo”, ressalta.
A iniciativa foi concretizada por meio de uma ação social, garantindo que todas as famílias recebessem gratuitamente um exemplar, reforçando o propósito inclusivo do projeto e ampliando o acesso à produção literária das crianças.
*Com informações de Glaucir Borges, da PML


.gif)
%20(1).gif)