No livro infantil ''O Maravilhoso Mágico de Oz'' (1900), o escritor L. Frank Baum introduziu as personagens Elphaba e Glinda de um modo extremamente simplista: a primeira é a ''Bruxa Má do Oeste'', enquanto a segunda é a ''Bruxa Boa do Norte''. Esses rótulos bastaram para que milhões de crianças comprassem a ideia da trama, mas nós, adultos, sabemos que os conceitos de ''maldade'' e ''bondade'' são muito mais complexos/relativos do que isso — e é justamente por esse motivo que o prelúdio ''Wicked'' (1995) é bem mais aclamado pelo público maduro.
Nessa história de origem criada por Gregory Maguire, nós descobrimos que Elphaba e Glinda se conheceram na faculdade e chegaram a ser melhores amigas por um tempo, mesmo tendo personalidades completamente diferentes uma da outra. Porém, em determinado momento da trama, nós também ficamos sabendo como a amizade das duas bruxas desmoronou.
Em 2003, ''Wicked'' se tornou um musical de megassucesso na Broadway e, recentemente, o diretor Jon M. Chu transformou essa peça em dois longas-metragens: o primeiro deles foi lançado em 2024 e chegou a render 10 indicações ao Oscar... agora, chegou a vez de assistirmos à conclusão dessa história, em ''Wicked- Parte 2''.
No final do primeiro filme, vimos Elphaba (Cynthia Erivo) ser injustamente taxada de ''inimiga da população'', após ter confrontado diversas políticas contra animais que vinham sendo praticadas por figurões poderosos da Terra de Oz. Devido a esse motivo, Elphaba se encontra foragida, mas o mesmo não aconteceu com Glinda (Ariana Grande), pois ela optou por adotar uma postura omissa perante a situação e, ao colaborar com o sistema, acabou sendo batizada de ''Bruxa Boa''. Mesmo assim, fora dos olhares dos governantes, as duas ainda mantém uma relação secreta de amizade e cumplicidade... mas já sabemos que isso não irá durar muito.
Como o segundo ato da peça original conta com apenas nove números musicais, o diretor Jon M. Chu decidiu incluir duas canções inéditas em ''Wicked- Parte 2'' — em determinado momento do filme, o público conhecerá as músicas ''No Place Like Home'' e ''The Girl In The Bubble'', que já figuram como fortes candidatas ao próximo Oscar de ''Melhor Canção Original''.
''Wicked: Parte 2'' entrou em cartaz nos cinemas de todo o Brasil, nesta quarta-feira (19). No Cinemark de Lages, haverão sessões dubladas e legendadas todos os dias.
De acordo com o site Rotten Tomatoes, este longa-metragem conta, atualmente, com 74% de aprovação da crítica especializada — o que é um índice positivo, mas 12% menor que o do avassalador primeiro filme.
