Emebs Fausta Rath e Suzana Albino França avançam para a final do Orion Awards 2025 na categoria Escola Inovadora

0
Premiação, promovida pelo Orion Parque, reconhece instituições, startups, iniciativas sociais e lideranças que contribuíram de maneira significativa para o desenvolvimento econômico, social e tecnológico da Serra Catarinense ao longo do ano. 

Foto: Reprodução / @orionparque

As iniciativas de inovação educacional da rede municipal de Lages ganharam destaque estadual. As Escolas Municipais de Educação Básica Professora Fausta Rath, na Vila Maria, e Suzana Albino França, no Jardim Panorâmico, foram anunciadas como finalistas do Orion Awards 2K25 – Edição Udesc CAV, na categoria “Escola Inovadora”. A lista de concorrentes é completada pelo Senai Lages.

A premiação, promovida pelo Orion Parque Tecnológico, reconhece instituições, startups, iniciativas sociais e lideranças que contribuíram de maneira significativa para o desenvolvimento econômico, social e tecnológico da Serra Catarinense ao longo do ano. A escolha dos vencedores ocorre por votação popular, aberta até 2 de dezembro no site do Orion Parque, e os premiados serão conhecidos em cerimônia marcada para 4 de dezembro, às 18h30, no Centro de Inovação de Lages.

Inovação como eixo central da categoria

O título de Escola Inovadora destaca instituições que implementam metodologias pedagógicas contemporâneas, ampliam a interação com a comunidade e criam ambientes de aprendizagem voltados ao desenvolvimento de competências futuras. Entre as práticas valorizadas estão projetos colaborativos, estímulo ao protagonismo estudantil e ações que conectam o ensino à transformação social do território.


Reconhecimento à rede municipal

Para o secretário municipal da Educação, professor Dr. Cristian de Oliveira, a presença de duas escolas municipais entre as três finalistas evidencia o avanço das políticas educacionais da cidade.

"Ter duas escolas entre as três finalistas demonstra o quanto a educação municipal evoluiu sob a gestão sensível e atenta da prefeita Carmen Zanotto. Parabéns aos diretores, professores, pais, crianças e estudantes que contribuem tão bem para o progresso e desenvolvimento da nossa educação."

Projetos que impulsionam resultados

O diretor da Emeb Suzana Albino França, Carlos Eduardo Canani, atribui a indicação ao envolvimento ativo da comunidade escolar e à aposta em práticas inovadoras do Infantil ao 9º ano. Ele destaca iniciativas como o projeto Uma Escola de Leitores, oficinas temáticas, a Olimpíada do Conhecimento, o Grêmio Estudantil e a Noite Encantada.

“As ações motivam a participação escolar e trazem um senso de pertencimento, facilitando o processo de ensino-aprendizagem e melhorando os resultados", explicou.

Na Emeb Professora Fausta Rath, a diretora Cassia Cevey reforça que o reconhecimento é resultado de décadas de compromisso com projetos pedagógicos e participação constante em atividades da Secretaria Municipal de Educação.

“Nossa escola tem 50 anos de história e está sempre envolvida com o máximo possível de projetos. Estar entre as finalistas é de grande valia, pois vai proporcionar uma grande visibilidade para as atividades que desenvolvemos. É um trabalho que vem sendo realizado há vários anos, o que nos dá esperança de que podemos ser campeões da disputa", comentou.

Homenagem especial na edição 2025

A edição deste ano do Orion Awards presta tributo ao Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) da Udesc, instituição referência em ensino, pesquisa e inovação na região.

A votação segue aberta até 2 de dezembro. CLIQUE e vote em uma das finalistas!




Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)