Premiação, promovida pelo Orion Parque, reconhece instituições, startups, iniciativas sociais e lideranças que contribuíram de maneira significativa para o desenvolvimento econômico, social e tecnológico da Serra Catarinense ao longo do ano.
As iniciativas de inovação educacional da rede municipal de Lages ganharam destaque estadual. As Escolas Municipais de Educação Básica Professora Fausta Rath, na Vila Maria, e Suzana Albino França, no Jardim Panorâmico, foram anunciadas como finalistas do Orion Awards 2K25 – Edição Udesc CAV, na categoria “Escola Inovadora”. A lista de concorrentes é completada pelo Senai Lages.
A premiação, promovida pelo Orion Parque Tecnológico, reconhece instituições, startups, iniciativas sociais e lideranças que contribuíram de maneira significativa para o desenvolvimento econômico, social e tecnológico da Serra Catarinense ao longo do ano. A escolha dos vencedores ocorre por votação popular, aberta até 2 de dezembro no site do Orion Parque, e os premiados serão conhecidos em cerimônia marcada para 4 de dezembro, às 18h30, no Centro de Inovação de Lages.
Inovação como eixo central da categoria
O título de Escola Inovadora destaca instituições que implementam metodologias pedagógicas contemporâneas, ampliam a interação com a comunidade e criam ambientes de aprendizagem voltados ao desenvolvimento de competências futuras. Entre as práticas valorizadas estão projetos colaborativos, estímulo ao protagonismo estudantil e ações que conectam o ensino à transformação social do território.
Reconhecimento à rede municipal
Para o secretário municipal da Educação, professor Dr. Cristian de Oliveira, a presença de duas escolas municipais entre as três finalistas evidencia o avanço das políticas educacionais da cidade.
"Ter duas escolas entre as três finalistas demonstra o quanto a educação municipal evoluiu sob a gestão sensível e atenta da prefeita Carmen Zanotto. Parabéns aos diretores, professores, pais, crianças e estudantes que contribuem tão bem para o progresso e desenvolvimento da nossa educação."
Projetos que impulsionam resultados
O diretor da Emeb Suzana Albino França, Carlos Eduardo Canani, atribui a indicação ao envolvimento ativo da comunidade escolar e à aposta em práticas inovadoras do Infantil ao 9º ano. Ele destaca iniciativas como o projeto Uma Escola de Leitores, oficinas temáticas, a Olimpíada do Conhecimento, o Grêmio Estudantil e a Noite Encantada.
“As ações motivam a participação escolar e trazem um senso de pertencimento, facilitando o processo de ensino-aprendizagem e melhorando os resultados", explicou.
Na Emeb Professora Fausta Rath, a diretora Cassia Cevey reforça que o reconhecimento é resultado de décadas de compromisso com projetos pedagógicos e participação constante em atividades da Secretaria Municipal de Educação.
“Nossa escola tem 50 anos de história e está sempre envolvida com o máximo possível de projetos. Estar entre as finalistas é de grande valia, pois vai proporcionar uma grande visibilidade para as atividades que desenvolvemos. É um trabalho que vem sendo realizado há vários anos, o que nos dá esperança de que podemos ser campeões da disputa", comentou.
Homenagem especial na edição 2025
A edição deste ano do Orion Awards presta tributo ao Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) da Udesc, instituição referência em ensino, pesquisa e inovação na região.
A votação segue aberta até 2 de dezembro. CLIQUE e vote em uma das finalistas!


%20(1).gif)
.gif)