Mandatos iniciaram no dia 3 de setembro; cerimônia reuniu autoridades e convidados.
08/09/2025 — 20:47
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), em Lages, na Serra Catarinense iniciou uma nova fase para seus cursos de graduação com a posse das chefias e subchefias dos departamentos responsáveis pelas áreas de Agronomia, Medicina Veterinária, Engenharia Florestal e Engenharia Ambiental e Sanitária. Os mandatos, com duração de dois anos, começaram oficialmente no dia 3 de setembro, após eleição realizada em 26 de agosto.
A cerimônia que marcou a transição aconteceu em 1º de setembro, na Sala de Reuniões Paulo Londero Sperb, e contou com a presença de autoridades acadêmicas, como o diretor-geral do CAV, André Thaler Neto, além dos diretores Clóvis Gewehr (Extensão) e Josiane Cardoso (Ensino de Graduação). Ex-chefes de departamento, como Cristiano Steffens (Agronomia) e Andreas Chryssafidis (Medicina Veterinária), também participaram do evento.
Entre os convidados especiais estiveram o professor Andreas Gattinger, da Universidade Justus Liebig (JLU), de Giessen, na Alemanha, que cumpre agenda científica na instituição, e a pedagoga Jane de Fátima Daum.
Quem assume cada departamento
- Agronomia: André Anibal Brandt (chefe) e Antônio Mendes de Oliveira Neto (subchefe).
- Engenharia Ambiental e Sanitária: Jeane de Almeida do Rosário (chefe) e Viviane Aparecida Spinelli Schein (subchefe).
- Engenharia Florestal: Marcos Benedito Schimalski (chefe) e Adelar Mantovani (subchefe).
- Medicina Veterinária: Ubirajara Maciel da Costa (chefe) e Renata Assis Casagrande (subchefe).
Departamentos em processo de mudança
Além dos quatro setores que coordenam cursos de graduação, a Udesc Lages possui outros departamentos que também passarão por mudanças. O Departamento de Solos e Recursos Naturais, por exemplo, já tem nova chefia definida: os professores Marcelo Alves Moreira (chefe) e Rogério Laus (subchefe) assumem em 4 de outubro.
Já no Departamento de Produção Animal e Alimentos, não houve candidatos habilitados na eleição de agosto. O professor Henrique Mendonça Nunes Ribeiro Filho segue na chefia de forma interina até que seja realizada uma nova eleição, marcada para 26 de setembro, com posse também prevista para 4 de outubro.


%20(1).gif)
.gif)