Foram instaladas 724 câmeras de videomonitoramento nas 118 unidades de ensino, entre EMEBs, EMEFs e Ceims, que estão sob a tutela da Secretaria Municipal da Educação.
A Prefeitura de Lages finalizou a instalação de um sistema de videomonitoramento em 100% das unidades de ensino do Sistema Municipal de Educação. Ao todo, foram implementadas 724 câmeras, distribuídas de acordo com a estrutura física de cada instituição. O objetivo é reforçar a segurança de estudantes, profissionais da educação e do patrimônio escolar.
Os equipamentos captam imagens em tempo real, que são acompanhadas de forma ininterrupta pela Central de Monitoramento de Segurança Pública, localizada no Mercado Público Municipal. A operação é realizada 24 horas por dia, incluindo finais de semana e feriados, pelos agentes da Ronda Municipal (Romu), setor vinculado à Diretoria Municipal de Segurança.
Segundo o secretário-adjunto municipal da Educação, Edenir Erimar Espindula, os resultados já podem ser percebidos. “O número de tentativas de arrombamento diminuiu consideravelmente com a adoção do videomonitoramento como prevenção e detecção de eventuais casos. A população pode ter convicção de que estamos constantemente dialogando sobre dispositivos para incrementar a segurança nas escolas. A prefeita Carmen Zanotto e o secretário da Educação, professor Doutor Cristian Roberto Antunes de Oliveira sempre comentam que nossos alunos são prioridade”, afirmou.
A rede municipal de ensino é composta por 118 unidades, sendo 75 Centros de Educação Infantil Municipais (Ceims), 32 Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) e 11 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs). De acordo com dados da Secretaria da Educação, neste ano letivo de 2025 estão matriculados 14.757 estudantes.
A percepção das escolas
Com a medida, a comunidade escolar relata sensação de maior tranquilidade. No bairro Bom Jesus, os Ceims Assistência Social Nossa Senhora dos Prazeres (Sede e Extensão), que atendem diariamente 154 crianças, já observam os impactos positivos. “As câmeras de segurança são extremamente importantes. A partir das instalações desses equipamentos, os pais e a comunidade escolar sentiram-se mais confiantes e tranquilos. O apoio da Secretaria da Educação é peça fundamental para esta parceria dar certo na segurança dos nossos locais de trabalho e das nossas crianças e estudantes. Até os vizinhos dos Ceims veem a atitude com bons olhos”, avaliou a diretora Marluce Maria de Almeida.
Na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Ondina Neves Bleyer, no bairro Sagrado Coração de Jesus, a experiência é semelhante. A instituição, que atende 404 alunos do 1º ao 9º ano, também comemora o reforço na segurança. “O monitoramento por câmeras no ambiente escolar contribui de forma significativa para a proteção dos estudantes, profissionais e o patrimônio escolar. Além disso, o conhecimento da existência das câmeras estimula comportamentos mais respeitosos, fortalecendo o ambiente de convivência e transmitindo maior segurança às famílias quanto ao bem-estar de seus filhos”, destacou a diretora Alessandra Wolinger Machado.
Participação da comunidade
Além do monitoramento realizado pela Prefeitura, a população também pode colaborar com a preservação dos espaços públicos. Casos de danos ao patrimônio ou suspeitas de crimes contra o bem público podem ser comunicados diretamente à Diretoria de Segurança ou pelos contatos telefônicos e WhatsApp disponíveis: (49) 3019-7428, (49) 99836-1622, (49) 99836-1407 e (49) 3019-7429.
*Com informações de Daniele Mendes de Melo, da PML