Feirão do Emprego promove a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho em Lages

0
Com a participação de cerca de 13 empresas, o evento ofereceu triagem de currículos, emissão de laudos caracterizadores e orientações sobre direitos trabalhistas. 

Por Aline Tives da PML

Fotos: Iago Matias / PML

Em um esforço para promover a inclusão no mercado de trabalho, Lages recebeu nesta sexta-feira (12 de setembro) o Feirão do Emprego destinado às pessoas com deficiência, reabilitados do INSS e jovens aprendizes. Organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comped), a ação contou com a parceria do Banco do Emprego, setor ligado à Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Inovação.

O feirão aconteceu nas dependências do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), localizado no bairro Universitário, como parte do "Dia D da Inclusão", promovido durante a Semana Inclusiva de Santa Catarina. 

Com a participação de cerca de 13 empresas, o evento ofereceu triagem de currículos, emissão de laudos caracterizadores e orientações sobre direitos trabalhistas. O formato do Dia D combina chances imediatas de contratação com orientação e encaminhamento de longo prazo, permitindo que as pessoas interessadas saíssem do evento com vagas em aberto, cadastro atualizado para processos seletivos ou encaminhamentos para formação complementar.

Julia Bornhausen de Sousa, de 25 anos, moradora do bairro São Cristóvão, buscou no feirão uma oportunidade de se inserir no mercado de trabalho pela primeira vez. “Essa experiência no feirão foi incrível. Nunca tive um trabalho e agora tenho essa possibilidade real. Como estou fazendo curso de licenciatura em Música, busco algo nesta área, mas quanto mais oportunidades neste meu primeiro contato eu tiver, melhor”, comenta.


Misael Rodrigues Santos, 22 anos, do bairro Santa Helena, elogiou o atendimento personalizado e a atenção destinada durante o evento. “Muito bom e realmente inclusivo, tanto na criação do laudo caracterizador para as deficiências que temos, quanto na oferta de empregos e vagas que condizem com nossas condições. O atendimento foi excelente, com muitas orientações sobre as nossas principais dificuldades”, afirma.

Semana Inclusiva de Santa Catarina

O “Dia D da Inclusão” faz parte da programação da Semana Inclusiva de Santa Catarina, que comemora sua décima edição, com atividades nas cidades de Lages, Blumenau, Chapecó, Joaçaba, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul e Joinville.

Sob coordenação do Ministério do Trabalho e Emprego e do Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina, o “Dia D da Inclusão” acontece desde 2015. Em 2016 iniciaram as Semanas Inclusivas de Santa Catarina, com atividades em Florianópolis e em Blumenau, expandindo-se ao longo dos anos para outras cidades. A programação também aumentou, e passaram a ser realizados seminários, mostras, apresentações de cultura e esporte.






Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)