Intervenções iniciadas nesta semana contemplam melhorias na pavimentação e mobilidade urbana. Projeto inclui implantação de semáforo inteligente e ações de limpeza.
06/08/2025 — 21:27
![]() |
Fotos: Fábio Pavan / PML |
A Prefeitura de Lages deu início nesta quarta-feira (6 de agosto) à etapa de recapeamento asfáltico da avenida Belisário Ramos, conhecida como Avenida Carahá. A obra marca a transição da fase de estudos técnicos, realizada no final de julho, para a execução prática dos serviços, começando pela fresagem — procedimento que consiste na remoção da camada danificada do asfalto, etapa preliminar à aplicação de novo pavimento.
O investimento de R$ 4 milhões, proveniente de recursos estaduais, será aplicado na revitalização de um dos principais eixos viários da cidade, que interliga 15 bairros e possui papel estratégico na mobilidade urbana. A obra está sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, com execução direta da Prefeitura, e conta com apoio das Secretarias de Serviços Públicos e de Planejamento Urbano.
A prefeita Carmen Zanotto acompanhou o início das atividades e destacou a relevância da avenida para o cotidiano da população lageana. “A Carahá é uma via que carrega não apenas função logística, mas também valor simbólico. Estamos empenhados em recuperar sua plena funcionalidade e segurança para motoristas e pedestres”, afirmou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Inicialmente, os trabalhos se concentram no trecho entre a rua Frei Gabriel e a avenida Presidente Vargas. A previsão é de que essa primeira fase dure cerca de dez dias, com o cronograma geral estimado para dois meses. O recapeamento será realizado em apenas um dos sentidos da via, entre a Frei Gabriel e a Dom Pedro II.
Planejamento inclui nova sinalização semafórica
Além da repavimentação, a região próxima à Praça dos Motoristas também passa por mudanças significativas. Para a implantação de um novo semáforo inteligente, foi necessário bloquear o sentido oposto da avenida no cruzamento com a rua Frei Gabriel. O equipamento contará com sensores capazes de monitorar o fluxo de veículos em tempo real, ajustando o tempo dos sinais de acordo com a demanda.
Segundo o diretor de Mobilidade Urbana da Seplam, Ricardo Fonseca Nerbass, a instalação já teve início, com as bases e colunas sendo fixadas nas calçadas. “A operação do novo semáforo deve começar em modo intermitente, com luz piscante, a partir da próxima semana. A ativação total está prevista para o dia 25 de agosto”, explicou.
O secretário de Planejamento Urbano, Malek Ráu Dabbous, enfatizou que a iniciativa faz parte de um plano mais amplo de reestruturação urbana. “Não se trata apenas de trânsito, mas de repensar os espaços públicos para garantir acessibilidade, funcionalidade e convivência democrática na cidade”, afirmou.
Ações de limpeza e manutenção intensificadas
Paralelamente às obras viárias, a Secretaria de Serviços Públicos intensificou a limpeza urbana na região da Avenida Carahá. Duas frentes de trabalho foram mobilizadas: uma com maquinário especializado — como mini carregadeira e varredeira — e outra com serviços manuais, abrangendo roçada nas margens do rio Carahá e sob as pontes, além da remoção de resíduos acumulados.
O secretário Jean Corbellini reforçou o caráter preventivo das ações. “Trabalhamos para evitar alagamentos, conter o descarte irregular de lixo e preservar o meio ambiente. Com os equipamentos adquiridos neste ano, ampliamos nossa capacidade de atendimento e estamos conseguindo manter um ritmo mais eficiente na execução das demandas”, ressaltou.
As obras e melhorias em curso reforçam o compromisso da gestão municipal com a infraestrutura urbana e com a qualidade de vida da população, promovendo intervenções que vão além da recuperação asfáltica, ao integrar tecnologia, sustentabilidade e planejamento urbano.