Chuva intensa provoca estragos em Lages e mobiliza Defesa Civil

0
Uma reunião emergencial foi realizada neste domingo (29) para avaliar os danos e definir as ações a serem tomadas. 

29/06/2025 — 21:37

Fotos: Lucas Centenaro e Defesa Civil / Divulgação / PML

A Prefeitura de Lages realizou uma reunião de emergência na manhã deste domingo (29), na sede da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), com o objetivo de avaliar os danos provocados pelo forte temporal que atingiu a cidade nas últimas horas.

De acordo com relatório parcial da Defesa Civil, Lages registrou 79 mm de precipitação, distribuídos em 12 ocorrências nos bairros Dom Daniel, Ferrovia, Morro do Posto, Passo Fundo, Penha, Sagrado Coração de Jesus, Santa Helena, Santa Mônica, São Paulo e São Sebastião. 

A prefeita Carmen Zanotto conduziu a reunião com os principais gestores municipais e o coordenador regional da Defesa Civil estadual, Luiz Falcão Maganin. Em seguida, a comitiva vistoriou os locais mais afetados pelo temporal.

Principais danos e ações emergenciais

  • Rio Carahá atingiu 4,70 m e apresentou extravasamento próximo ao Fórum Nereu Ramos, resultando em interdição temporária de via por agentes de trânsito.
  • Muro lateral do Cemitério da Penha desmoronou, sendo isolado e sinalizado.
  • Alagamentos foram registrados no bairro São Sebastião; lonas foram entregues a famílias cujos telhados sofreram danos.
  • Duas residências interditadas: uma no bairro Passo Fundo, após deslizamento; outra em Santa Mônica, com quatro pessoas encaminhadas ao Serviço de Acolhimento da Assistência Social.
  • Equipes da Defesa Civil desobstruíram córregos e rios com máquinas, removendo entulho e vegetação para melhorar a drenagem .

Segundo o secretário‑executivo da Defesa Civil, Sargento Ribeiro, a ação preventiva foi essencial para reduzir os riscos de novos alagamentos, contribuindo para a segurança da população .

Carmen Zanotto destacou: “Nossa prioridade é proteger as pessoas e garantir que todas as famílias afetadas recebam o apoio necessário. Estamos com as equipes nas ruas, monitorando cada ponto crítico e atuando com responsabilidade e agilidade.”

A Defesa Civil segue em regime de plantão 24 horas. Em caso de emergência, a população pode acionar os seguintes contatos:

  • WhatsApp/Telefone: (49) 99836‑1702 ou 199 (plantão);
  • Escritório: (49) 3019‑7477 / 3019‑7479 (8h–12h e 14h–18h).

Previsão do tempo para esta segunda em Lages

Segundo o INMET, a segunda-feira (30) será de clima predominantemente nublado, com temperaturas entre 6 °C e 10 °C. Um alerta laranja foi emitido pelo INMET para queda abrupta de temperatura — risco à saúde — que entrou em vigor neste domingo (29) e segue até 23h59 desta segunda. Há também alerta amarelo para acumulado de chuva (20–30 mm/h ou até 50 mm/dia), válido até às 10h de segunda-feira. 

Recomendações: evite exposição prolongada ao frio intenso, mantenha-se bem agasalhado e em dia com a Defesa Civil em caso de emergência.













Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)