Lages é cidade piloto do Reconecta, programa gratuito que devolve o acesso à educação para jovens e adultos

0
Por Lizzi Borges da Catarinas Comunicação
23/04/2025 — 23h36

Fotos: Lizzi Borges e Gizandra Tomazi Steigleder

A noite da terça-feira (22) foi marcada por emoção e recomeços. No auditório do SENAI, em Lages, cerca de 110 pessoas entre jovens, adultos e idosos participaram da aula inaugural do Reconecta, programa gratuito de educação de jovens e adultos desenvolvido pela FIESC/SESI, em parceria com a Prefeitura de Lages. O município é o primeiro de Santa Catarina a receber o projeto piloto, que abre as portas do conhecimento para quem deseja transformar sua trajetória por meio da educação. As inscrições continuam abertas e gratuitas, e os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Educação para garantir a vaga ou entrar na lista de espera para as próximas turmas.

Voltado a pessoas com 18 anos ou mais em situação de vulnerabilidade social, o Reconecta é destinado a quem enfrenta dificuldades em leitura, escrita e matemática básica. Os encontros são semanais, com três horas de duração, e abordam conteúdos nas áreas de Ciências da Natureza, Matemática, Ciências Humanas e Linguagens. A metodologia foi especialmente desenvolvida pelo SESI, com foco no protagonismo do estudante e no respeito ao seu ritmo de aprendizagem, utilizando recursos interativos. 

Os participantes foram organizados em seis turmas, distribuídas entre os polos: Mutirão, CAIC Aline Giovana, Nossa Senhora dos Prazeres, Santa Helena e Professor Pedro Amaral. A descentralização dos locais das aulas, busca facilitar o acesso de quem precisa conciliar os estudos com o trabalho ou outros compromissos do dia a dia. “É uma noite de muita satisfação, orgulho e alegria. Estamos iniciando com essas pessoas voltando aos estudos por meio da educação de jovens e adultos. Acreditamos que é isso que transforma vidas”, afirmou Marcelo Tadeu Vieira Ramos Filho, gerente executivo do Sesi/Senai/IEL Serra Catarinense.


Mais do que acesso a conteúdos básicos, o Reconecta promove autoestima, pertencimento e inclusão social. O programa oferece condições para que os alunos retomem sua jornada na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e ampliem suas possibilidades de acesso ao mercado de trabalho, que exige cada vez mais qualificação e escolaridade.

“É uma alegria imensa poder reabrir cinco polos da EJA com essa demanda tão significativa. A educação pública de Lages volta a oferecer essa oportunidade tão importante, por meio dessa parceria extraordinária com o Sesi”, destacou o secretário municipal de Educação, Cristian Roberto Antunes de Oliveira.

Durante a solenidade, o secretário também anunciou novas ações para a rede municipal. “Firmamos uma nova parceria com o SESI e agora mais de dez unidades escolares passam a ofertar educação maker, com robótica e contraturno qualificado pelo programa Escola em Movimento.”

O Reconecta é uma política pública que devolve dignidade, fortalece a cidadania e transforma vidas por meio do acesso à educação. Entre os estudantes  presentes, histórias emocionantes marcaram a noite, como a de dona Maria Célia Pereira, de 69 anos, que agora vive a esperança de realizar um sonho antigo. “Sempre quis aprender, mas a vida não deixou. Agora é a minha vez. Estou feliz e com fé que vou conseguir escrever meu nome.”





Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)