A meta de trabalho é manter as estradas em boas condições para o tráfego de veículos, proporcionando o escoamento da produção agropecuária e o deslocamento dos moradores, estudantes e demais usuários.
Por Iran Rosa de Moraes da PML
26/03/2025 — 00h04
![]() |
Fotos: Iran Rosa de Moraes / PML |
O secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca, Pedro Donizete de Souza, e o secretário adjunto, Ronaldo Duarte, percorreram as estradas gerais das localidades de Morrinhos, Lambedor e Santa Catarina das Pedras Brancas, na segunda-feira (24 de março), para vistoria das obras de melhorias gerais nestas vias, bem como para fazer o mapeamento estrutural das pontes e dos pontos críticos das estradas que necessitam de reparos adicionais.
Ao todo, foram percorridos em torno de 200 quilômetros de estradas, nas quais atuam três frentes de trabalho, sendo por uma empresa terceirizada e outra formada por equipe própria de servidores da Prefeitura. Outras duas frentes terceirizadas trabalham no distrito de Santa Terezinha do Salto Caveiras, entre outras localidades do interior onde ainda não foi feita vistoria.
Uma nova vistoria já está programada, quando então serão percorridas novas estradas dos distritos de Índios e de Santa Terezinha do Salto. Num primeiro momento, as melhorias priorizaram os serviços gerais de drenagem, patrolamento e cascalhamento, desobstrução de bueiros e, agora, serão realizados reparos adicionais como, por exemplo, reconstrução de pontes e correções estruturais no leito das estradas, para que os veículos não atolem e derrapem em dias de chuvas.
Das 48 pontes existentes, duas já foram reconstruídas e outras estão sendo mapeadas para os reparos imediatos necessários e também para um planejamento de construção de pontes de concreto. “Inúmeros têm sido os pedidos da comunidade rural, tanto dos agropecuaristas, de professores e motoristas de ônibus escolares. Seguimos um cronograma de atendimentos, com prioridade aos mais urgentes, sempre prezando pela segurança de quem trafega pelas estradas do interior do município”, pontua o secretário Pedro Donizete.