Secretaria da Agricultura e Pesca atua ao desenvolvimento do agronegócio de Lages

0
Para tal é necessário, prioritariamente, manter e melhorar a infraestrutura de estradas e pontes, e desenvolver projetos de incentivo à produção agropecuária e ao agronegócio em geral, assim como prestar serviços essenciais à regularização e cadastramento de propriedades rurais, além da inspeção de produtos de origem animal e vegetal. 

Por Iran Rosa de Moraes da PML
15/02/2025 — 17h08

Fotos: Iran Rosa de Moraes / PML

Com o objetivo de prestar atendimento direto ao homem do campo e aos produtores rurais de um modo geral, a Prefeitura de Lages atua permanentemente, por intermédio da Secretaria da Agricultura e Pesca. Cabe a esta Secretaria a manutenção de uma malha viária de 2.049 quilômetros, a qual se estende por um território de 2.644,313 quilômetros quadrados, o maior município em extensão de Santa Catarina. Existem em Lages 36 comunidades rurais (localidades).

Da manutenção das estradas faz parte a realização de serviços de patrolamento, cascalhamento e desobstrução e construção de bueiros, dentre outras melhorias. Neste conjunto de trabalho está incluído o Projeto Porteira Adentro (melhorias na infraestrutura viária de acesso às propriedades rurais).

Há, no interior do município, 48 pontes, das quais, oito com estrutura de concreto e 40 pontes de madeira. Para o quadriênio 2025-2028 já está em planejamento a construção de novas pontes de concreto.


Quanto ao fomento da produção agropecuária, são desenvolvidos programas de incentivo à piscicultura, bem como o Projeto Cultivar, com distribuição de mudas de hortaliças aos interessados no cultivo de hortas caseiras, e o Projeto Colheita Feliz, englobando as hortas comunitárias. As mudas de hortaliças são produzidas no Horto Municipal do Bairro Guarujá.

A Secretaria desenvolve, ainda, atividades de extensão rural, defesa sanitária animal e vegetal, apoio técnico e incentivo à agricultura familiar. Também disponibiliza o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), com normas sanitárias para o beneficiamento, produção, industrialização e a comercialização de produtos de origem animal e vegetal.

Outro setor da Secretaria da Agricultura e Pesca atua na regularização de imóveis rurais e áreas produtivas, pelo Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o Imposto Territorial Rural (ITR). O CAR é um registro público (eletrônico) e, o ITR, um tributo federal. A emissão do Bloco Rural (nota fiscal eletrônica) constitui em um outro serviço da Secretaria Municipal.




Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)