Lar de mais de 160 espécies de aves, Parnamul está evidenciado como um santuário natural na Serra Catarinense.
Por Allan Borges da PML
16/02/2025 — 20h22
![]() |
Fotos: Fábio Pavan / PML |
O Parque Natural Municipal João José Theodoro da Costa Neto (Parnamul) foi palco da primeira edição de 2025 do evento Passarinhada, realizado pelo Projeto Passaredo, do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de SantaCatarina (Udesc), em parceria com a Prefeitura de Lages, por intermédio da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente. A atividade reúne observadores de aves e amantes da natureza e tem como objetivo promover a educação ambiental e a contemplação da rica biodiversidade local.
Neste domingo (16 de fevereiro), 30 participantes foram divididos em dois grupos para explorar as trilhas e observar as mais de 160 espécies de pássaros habitantes do Parque, como o beija-flor do topete azul, gralha azul, urutau e a curucaca.
Marcos de Souza, um dos participantes, descreve a vivência desta experiência. “É incrível ver de perto tantos animais e ter um Parque tão encantador perto da cidade. Aprendi sobre aves que nem sabia existirem, e a conexão com a natureza aqui é única. O Parnamul é um verdadeiro tesouro para Lages”, justifica.
Localizado na área urbana de Lages, o Parnamul é uma relevante Unidade de Conservação da Serra Catarinense. Além de abrigar diversidade impressionante de aves, o Parque oferece cinco trilhas, cachoeiras e uma flora exuberante, proporcionando um refúgio natural aos visitantes.
A responsável pelo Parque Natural, bióloga Michelle Pelozato, salienta o crescimento da observação de aves como atividade de ligação com a natureza. "A observação de pássaros tem se tornado cada vez mais comum, atraindo visitantes, turistas e escolas. O Parnamul oferece tudo isto: Um espaço seguro, biodiversidade e a oportunidade de aprender sobre a importância da conservação ambiental."
O evento Passarinhada é uma iniciativa do Projeto Passaredo, de busca ao incentivo à educação ambiental e à valorização da fauna e flora locais. Luciana, responsável pela organização do evento, sublinha a repercussão da edição deste ano. "A Passarinhada é um momento de contato direto e de vínculo com a natureza, e de aprendizado. Ver as pessoas se encantando com as aves e o Parque reforça a importância de preservarmos este espaço tão especial."
O Parnamul funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 17h. Aos fins de semana e feriados, o funcionamento acontece das 14h às 17h. Para grupos de estudantes, turistas ou visitantes com mais de 15 pessoas, necessário agendamento prévio por telefone: (49) 99836-1301. Visitas individuais ou em grupos menores não requerem agendamento. Para ficar por dentro das novidades e atividades do Parque, basta seguir o Instagram oficial: @parnamul.