CRAS de Lages estão com atividades de promoção à saúde, lazer e educação neste mês

0
Para esta quinta-feira (16) a atividades serão voltadas aos grupos de idosos. 

Por Silviane Brum* da PML
15/01/2025 — 19h08

Foto: Divulgação

As oito unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Lages estão com atividades diferenciadas neste início de ano, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), oferecendo ao público atendido atividades voltadas ao fomento da saúde, lazer e educação. 

Na primeira semana de janeiro os encontros foram direcionados às crianças e adolescentes e, atendendo uma média de 30 pessoas por unidade, o SCFV visa fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. “Cuidar das pessoas é uma prioridade da nossa gestão e essa iniciativa vai ao encontro do nosso objetivo de promover saúde, bem-estar e qualidade de vida aos lageanos ”, aponta a prefeita Carmen Zanotto.

De acordo com a diretora da Proteção Social Básica da secretaria de Assistência Social, Camila Moraes de Oliveira, as atividades são ininterruptas, acontecem durante o ano todo e fazem a diferença na vida de cada um dos atendidos. “Hoje o CRAS é a porta de entrada para a prevenção de possíveis violências e as atividades lúdicas com brincadeiras e jogos têm este caráter preventivo, pautado na defesa e na afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários, promovendo a cidadania”, explica.

As equipes de cada CRAS ficam responsáveis pelo desenvolvimento e abordagem das atividades e para esta quinta-feira (16), a programação será voltada aos grupos de idosos. No CRAS II, do bairro Centenário, por exemplo, haverá confecção do livro de receitas com recortes e a troca de experiências culinárias. Em seguida, o grupo participa de uma aula de zumba. 

Já no CRAS IV, do bairro Tributo, haverá bingo para idosas. Os demais CRAS seguem com as atividades de acordo com a elaboração de cada equipe responsável. “Com essas atividades estamos trabalhando com eles as temáticas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, garantindo-lhes o direito ao lazer, educação e saúde”, reitera Camila.

Sobre o SCFV 

O SCFV realiza atendimentos em grupo com atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, atuando como forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares.

É um serviço ofertado nos Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) ou nos Centros de Convivência e atende crianças, jovens e adultos; pessoas com deficiência; pessoas que sofreram violência; vítimas de trabalho infantil; jovens e crianças fora da escola; jovens que cumprem medidas socioeducativas; idosos sem amparo da família e da comunidade ou sem acesso a serviços sociais; além de outras pessoas inseridas no Cadastro Único.

*Com informações do Gov.br



Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)