JEC x Figueirense fazem o jogo de abertura da Série A do Estadual.
11/01/2025 — 10h10
Neste sábado (11), um dos maiores clássicos do futebol catarinense dará o pontapé inicial na edição 2025 da Série A do Campeonato Catarinense, o confronto entre Joinville e Figueirense ocorre às 16h30 direto da Arena Joinville, no Norte do Estado, e terá transmissão exclusiva pela NSC TV.
A competição deste ano reúne 12 forças do futebol do Estado em uma briga que promete empolgar os torcedores. A competição terá ainda mais quatro jogos na próxima quarta-feira, 15, e o complemento desta rodada será no dia 19 de fevereiro.
Serão ao todo 66 jogos disputados na primeira fase em 11 rodadas. Os clubes se enfrentarão em turno único no formato de pontos corridos. Os oito melhores avançam à fase eliminatória com jogos de quartas e semifinais em jogo único, enquanto a grande decisão será em jogos de ida e volta.
Veja como foi a preparação dos 12 clubes participantes (por ordem alfabética):
Avaí
Eliminado na fase semifinal na edição do ano passado do Catarinense, o Avaí renovou o elenco para a temporada de 2025. Anunciou até o momento, 10 reforços, destaca-se entre elas a contratação do zagueiro Eduardo Brock vindo do Cerro Porteño, do Paraguai; o volante Barreto, que foi titular em grande parte da temporada 2024 na Série A do Brasileirão pelo Criciúma; e o atacante Alef Manga, que atuou nas últimas temporadas pelo Coritiba. O técnico segue sendo Enderson Moreira, que chegou ao Leão da Ilha em agosto do ano passado.
Barra FC
Após uma inédita quarta colocação no Catarinense do ano passado, o Barra FC, jovem clube de Balneário Camboriú, é conhecido por ser uma equipe que busca a valorização e a revelação de jovens talentos, e não será diferente nesta temporada de 2025. Até o momento, o clube anunciou 15 novidades, mesclando jovens promessas e atletas mais experientes no elenco.
O atacante Venícius, que foi o artilheiro do Inter de Lages na temporada passada, e que estava na Ponte Preta, é uma das novidades, assim como o experiente Williams (ex-Palmeiras, Bahia, Fluminense, Vitória), e Warley que se destacou no Catarinense 2024 pelo Joinville.
O técnico do Barra FC é o ex-goleiro Renan Brito, que fez sua carreira no Internacional de Porto Alegre, e também atuando na Espanha e no Goiás, escolheu o Barra para estrear como técnico, indo das categorias de base para o profissional na temporada de 2024.
Brusque
O Quadricolor do Vale do Itajaí anunciou as renovações do goleiro Matheus Nogueira, do lateral-esquerdo Alex Ruan e do volante Rodolfo Potiguar, considerados importantes peças da espinha dorsal da equipe. Além disso, chegam ao Brusque o experiente meia Robinho (ex-Palmeiras, Santos, Grêmio, Cruzeiro e Coritiba) e que estava no Paysandu nas últimas duas temporadas.
Além dos nomes dentro de campo, fora delas, o técnico também é uma novidade neste ano no Brusque. Trata-se do português Filipe Gouveia, que será o único técnico estrangeiro nesta edição do Estadual. Ele estava no Al-Faisaly, time da segunda divisão da Arábia Saudita.
Caravaggio
Após garantir o acesso no ano passado, o Caravaggio, de Nova Veneza, no Sul do Estado, buscou reforços para elevar o nível do elenco para a disputa da elite com a chegada de nove jogadores. Entre as novidades estão o meia ofensivo Mateus Goiano, destaque na base do Fluminense, o atacante Gabriel Henrique, que estava no Concórdia, e do zagueiro Jessé, vindo do Nação.
O técnico será Luiz Carlos Cruz, responsável pelo acesso do time à elite do Campeonato Catarinense, mas que após o título da B do Estadual comandou o Nação na disputa da Copa Santa Catarina.
Chapecoense
Eliminada ainda na primeira fase do Estadual de 2024, a Chapecoense busca voltar ao protagonismo do Campeonato Catarinense e para isso anunciou sete contratações até o momento. Chegaram ao clube atletas como o lateral-direito Gabriel Inocêncio, que estava no Juventude em 2024; o volante Bruno Matais, que atuou no Mirassol na campanha que garantiu acesso à elite do Brasileirão para a equipe paulista; e o zagueiro Matheus Belém, cria do São Paulo-SP, e que terá sua primeira experiência fora da capital paulista.
Já o técnico da equipe do oeste é um velho conhecido, trata-se de Gilmar Dal Pozzo, que chegou ao clube para sua quarta passagem no final da temporada 2024 e foi o responsável por ajudar a equipe na recuperação e garantir a permanência na Série B do Brasileirão.
Concórdia
O Galo do Oeste não foi bem no Estadual e terminou eliminado na primeira fase somando apenas a 10ª posição, se livrando do descenso, para esta temporada, o clube acertou a renovação de atletas que foram peças chaves para o título da Copa Santa Catarina, são os casos do atacante Pedro Alves e dos meias Péricles e Pedro Arthur. Além da manutenção de alguns jogadores, o clube também foi ao mercado e anunciou até o momento a chegada de 15 atletas.
O principal reforço é o meia Matheus Galdezani, que vem para a sua segunda passagem em Santa Catarina após já ter defendido o Avaí. Além do clube de Florianópolis, Galdezani já defendeu as cores do Sport, Coritiba, Atlético-MG, Internacional e Bahia. Também se destacam as chegadas de Matheus Biteco, formado no Grêmio, e o atacante Wesley Pinheiro, que surgiu no Santos.
O técnico segue sendo Jailson Zatta, responsável por levar o Concórdia ao seu principal título da história: a Copa Santa Catarina de 2024.
Criciúma
Bicampeão consecutivo do Estadual, o Criciúma inicia 2025 em busca do tricampeonato e para isso terá um elenco com novidades. Após várias saídas, a equipe confirmou as renovações com o zagueiro e capitão Rodrigo, o lateral-esquerdo Marcelo Hermes e o lateral-direito Jonathan.
Além das renovações, o Tigre anunciou a chegada de cinco novos ogadores. Entre as chegadas, estão as contratações de Matheus Trindade, que já atuou em Santa Catarina por Brusque e Joinville, e conta com passagens recentes por Paysandu, Vitória e Tombense; do meia Juninho, que estava no Goiás; e Talisson, que veio do Ceará.
Após três anos com Claudio Tencati, o Criciúma inicia a temporada de 2025 sob um novo comando técnico, trata-se de Zé Ricardo, que fará sua primeira passagem por Santa Catarina. Ele já comandou equipes como Flamengo, Vasco, Botafogo, Fortaleza, Internacional e Cruzeiro. Em 2024, ele esteve no comando do Goiás.
Figueirense
O Figueirense tenta em 2024 voltar ao protagonismo de outrora, e promoveu grande renovação no elenco com 12 novos atletas chegando ao elenco.
Entre as novas aquisições estão o atacante Kayke, que foi artilheiro da Série C do Brasileirão em 2024 pelo São Bernardo-SP, já atuou na Chapecoense, Sport, Bahia, Fluminense, Santos e Flamengo; o goleiro Fabrício, que foi destaque com o vice-campeonato do Campeonato Carioca de 2024 pelo Nova Iguaçu, e que estava no Internacional; e o volante Rodrigo, com passagens por Goiás, Palmeiras, Sport e Juventude.
Thiago Carvalho será o técnico do Figueirense no Campeonato Catarinense 2025. Ele chega ao time do Estreito após ter trabalhado no Vila-Nova e no Ypiranga-RS em 2024. Além disso, tem passagens por Aparecidense-GO, Caxias-RS e América-RN.
Hercílio Luz
Eliminado na fase de quartas de final para o Criciúma no último estadual, o Hercílio Luz, de Tubarão, no Sul do Estado, oficializou para a temporada 2025 a contratação de seis jogadores, sendo três deles, goleiros: Igor Pavan, que estava no Brasil de Pelotas; Renan, que estava no Araucária-PR; e Allan, que teve o Ypiranga-RS como seu último clube.
Além deles, o volante Matheus Neris, que já atuou em Santa Catarina defendendo as cores do Figueirense e do Marcílio Dias, chega para atuar na equipe de Tubarão. O meia Luiz Felipe e o atacante Caio Rangel, são as outras novidades no elenco.
O técnico em 2025 será William Araújo, que já estava no Hercílio Luz no ano passado, mas como auxiliar técnico. Essa será a sua primeira oportunidade como técnico efetivo.
Joinville
Eliminado nas quartas de final para o Avaí no último estadual, o JEC buscou se reforçar após a disputa da Copa Santa Catarina no segundo semestre do ano passado e trouxe até agora 13 novos jogadores para compor o elenco.
Entre os contratados está um velho conhecido, o zagueiro Guti, que foi campeão da Série B com o Coelho e retorna ao Brasil após nove anos, tendo atuado no futebol polonês, croata, israelense, giorgino e peruano. Outra novidade é o lateral-direito Danilo Belão, que já atuou em Santa Catarina pelo Inter de Lages e pelo Brusque, onde foi vice-campeão catarinense e participou da campanha de acesso à Série B do Brasileirão.
O técnico Hemerson Maria retorna ao JEC em 2025. Ele que foi campeão pelo JEC da Série B do Brasileirão em 2014, o técnico esteve recentemente compondo a comissão técnica da Seleção Brasileira Olímpica.
Marcílio Dias
Time de Itajaí, no Litoral Norte, o Marcílio Dias fez a terceira melhor campanha na primeira fase do Estadual de 2024 e acabou sendo eliminado nas quartas de final pelo Brusque. Para 2025, o clube anunciou a contratação de seis reforços.
Dentre os destaques estão o meia Brendon, que estava no Paysandu, além de ter passagens por Botafogo e Corinthians; os atacantes Gustavo Modesto, que vem da Tombense; e Jeffinho, que nas últimas temporadas estava no futebol boliviano e já atuou defendendo as cores da Juventus.
O técnico é Eduardo Souza, que assume o marinheiro após importantes passagens por outros clubes catarinenses, como o Hercílio Luz onde levou a equipe a uma campanha invicta na Copa Santa Catarina e ter levado o Barra FC até a semifinal do Estadual do ano passado.
Santa Catarina
Vice-campeão invicto da Série B do Estadual, sim invicto, pois o título foi disputado nos pênaltis após dois empates, o Santa Catarina, equipe de Rio do Sul, conseguiu manter boa parte dos jogadores que se destacaram na campanha do acesso, e ainda assim, o clube anunciou a chegada de 13 novos atletas.
Entre as chegadas estão o zagueiro Zé Leandro, que estava no Azuriz-PR; o meia Brener, que estava no União Rondonópolis-MT; o atacante Alex Gonçalves, o experiente jogador que já atuou em países como Sérvia, Romênia, Portugal, Turquia e Polônia, além de ter passagens por Internacional, Tombense, Botafogo-PB, entre outros.
O técnico será Ademir Fesan, que faz sua estreia no futebol catarinense. Em seu currículo estão clubes como Grêmio Prudente-SP, Primavera-SP, Comercial-SP, São Bento-SP e Cascavel-PR.
1ª rodada do Campeonato Catarinense 2025:
Sábado (11/01)
- 16h30 — Joinville x Figueirense - NSC TV
Quarta-feira (15/01)
- 19h00 — Concórdia x Barra FC
- 19h30 — Caravaggio x Chapecoense
- 20h00 — Marcílio Dias x Brusque
- 20h30 — Avaí x Santa Catarina
- 20h30 — Hercílio Luz x Criciúma