Na maior cidade do Oeste catarinense, a Prefeitura anunciou mudanças no calendário do IPTU em 2024.
10/01/2024 — 23h15
Em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, a Prefeitura anunciou mudanças para o calendário de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para o exercício de 2024. Dentre as mudanças está o início da distribuição dos carnês e também do vencimento da primeira parcela ou parcela única que agora serão ambas em abril.
Segundo o Secretário da Fazenda de Chapecó, Moacir Rohr, as mudanças foram um pedido feito pelo prefeito João Rodrigues (PSD), pois no início do ano as famílias tem muitas despesas, entre elas o material escolar, e a partir de abril as contas já estão mais equilibradas.
Como o início da cobrança foi postergado, haverá a diminuição no número de parcelas neste ano. Ao todo, o contribuinte de Chapecó poderá parcelar em até 9x o pagamento do IPTU.
A estimativa é de que a Prefeitura de Chapecó arrecade cerca de R$ 105 milhões com o IPTU em 2024. São mais de 16 mil cadastros imobiliários registrados na cidade. Os recursos arrecadados serão investidos em obras.
Confira o cronograma
- Início da distribuição dos carnês (a partir do dia 1º de abril);
- Vencimento da 1ª cota ou parcela única com 10% de desconto: 30 de abril de 2024;
- Vencimento da 2ª cota ou parcela única com 5% de desconto: 20 de maio.
Os carnês poderão ser retirados, a partir de 1º de abril, pelo site da Prefeitura (www.chapecó.sc.gov.br); setor de tributos (antiga Prefeitura) e nas superintendências Bormann ou Efapi.
