Tsunami meteorológico arrasta carros e assusta moradores em praia de Laguna, no Sul de SC

0
Fenômeno considerado raro foi registrado na tarde deste sábado (11) na região do Farol de Santa Marta, em Laguna. 

11/11/2023 — 22h05*

Foto: Reprodução / Redes Sociais X 

Banhistas que aproveitavam o dia de forte calor na região do Farol de Santa Marta, em Laguna, no Litoral Sul catarinense, foram surpreendidos na tarde deste sábado (11) com o registro de um tsunami meteorológico, fenômeno considerado raro, mas que causou estragos ao arrastar diversos veículos e assustar quem estava na areia que acabou sendo tomada pelo avanço do mar. 


A fúria repentina do mar na praia do Cardoso assustou os banhistas e causou prejuízos. Em vídeo publicado nas redes sociais, mostra o momento em que o mar avança e arrasta os veículos que estavam estacionados na beira.

Segundo o MetSul, no momento do incidente, intensas áreas de instabilidade avançaram como uma frente de rajada com chuva e vento forte pelo Sul de Santa Catarina, trazendo vento muito forte em Laguna. As rajadas na hora do temporal chegaram a 73 km/h no Farol de Santa Marta, mas em mar aberto na costa devem ter sido mais fortes para gerar as ondas. 



O que é um tsunami meteorológico? 

Diferentemente dos tsunamis tradicionais, que causam grandes desastres como os que ocorreram no Oceano Índico em 2004 e o do Japão em 2011, que são desencadeados, principalmente por terremotos, os tsunamis meteorológicos como o nome já diz, está relacionado a fenômenos meteorológicos, como perturbação da pressão atmosférica, causados por tempestades severas, frentes de rajadas e outras frentes de tempestade. 

*Com informações de Metsul Meteorologia. 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)