Na tarde desta quinta-feira (12), ponte na divisa entre os municípios de Apiúna e Ibirama foi interditada, de forma preventiva, devido ao nível do rio Itajaí-Açu.
12/10/2023 — 18h29
![]() |
| Alagamento na região da BR-470 em Agronômica, no Alto Vale do Itajaí. (Fotos: DNIT e PRF / Divulgação) |
A BR-470, uma das principais rodovias de Santa Catarina e que corta todo o Vale do Itajaí, está com ao menos seis bloqueios totais para o tráfego de veículos, devido a problemas causados pelas chuvas que castigam o Estado desde a semana passada.
Os pontos estão concentrados em sua grande maioria na região mais afetada pelas chuvas no Estado, que é a do Vale do Itajaí, com quatro dos seis, além de dois que estão na região da Serra Catarinense.
A PRF e o DNIT monitoram a situação e orientam os motoristas a procurarem rotas alternativas, o que por rodovias federais, está sendo a BR-282 e posteriormente a BR-101 pelo Litoral catarinense, por exemplo, se algum motorista queira ir de Lages, na Serra, até Blumenau, no Vale do Itajaí.
Veja abaixo os pontos de interdições:
![]() |
| Mapa que mostra os pontos de interdição na BR-470. |
- BR-470, KM-111: Ponte sobre o rio Itajaí-Açu entre Apiúna e Ibirama, interditada preventivamente devido ao nível do rio;
- BR-470, KMs-148, 150 e 154, em Agronômica, no Alto Vale do Itajaí: água sobre a pista;
- BR-470, KM-219, em São Cristóvão do Sul, na Serra: desnível da pista;
- BR-470, KM-239, em Curitibanos, na Serra: asfalto cedeu, pista completamente bloqueada e sem previsão de liberação.
*Com informações do DNIT e da PRF.




