Mesmo com tempo fechado, temperatura baixa e ventos, o público compareceu para acompanhar o desfile cívico militar realizado na manhã desta quinta-feira (7).
07/09/2023 — 15h05
Milhares de pessoas ignoraram a manhã fria desta quinta-feira (7) de tempo encoberto com chuvisco e fortes ventos e se deslocaram até a avenida Duque de Caxias, no Centro de Lages para demonstrar seu patriotismo, respeito e celebrar os 201 anos da Independência do Brasil.
Ao longo de pouco mais de três horas, mais de 20 instituições entre entidades da sociedade civil, escolas e forças armadas e de segurança desfilaram num percurso de aproximadamente 1 quilômetro saindo da Praça da Bandeira no entroncamento das avenidas Duque de Caxias e Presidente Vargas descendo em direção a BR-282 e terminando no cruzamento da Duque de Caxias com a rua Dom Daniel Hostin.
O desfile iniciou às 9h com o Grupo de Escoteiros formado por quatro instituições do escotismo: Escoteiros Lages, Guardiões do Parque, Carú e Ar Gralha de Aço, e nesta primeira leva, entidades da sociedade civil e instituições ligadas à Prefeitura de Lages demonstraram o seu civismo, foi o caso da Escola de Artes, Apae, Adevips, ASDF, APAS, Lions Clube, Secretaria da Saúde de Lages, Alam, Clube de Desbravadores e a União das Associações dos Moradores de Lages.
Na segunda parte do desfile foi a vez dos alunos de escolas públicas municipais e estaduais, além de particular, participarem deste ato festivo dos 201 anos de Independência do Brasil. A primeira escola a desfilar foi a E.M.E.B. Prof. Antonio Joaquim Henriques seguidos pela E.E.B. Frei Nicodemos, E.E.B. General José Pinto Sombra, CEDUP Industrial, E.M.E.B. Santa Helena, SESI/SENAI, E.E.B. Ilza Amaral de Oliveira e E.M.E.B. Aline Giovana Schmitt.
Na terceira parte do desfile foi a vez das forças armadas e de segurança desfilar com o Exército, através do 1º Batalhão Ferroviário sendo o primeiro a desfilar, sendo sucedidos pelo 6º Batalhão da Polícia Militar, 5º Batalhão de Bombeiros Militar, Defesa Civil e Diretoria de Trânsito de Lages (Diretran).
Já passava do meio-dia quando a Associação Serrana de Ciclistas e os CTGs encerraram o desfile cívico deste 7º de setembro.
Público sentiu falta do Águia 04
Atração presente nos últimos anos, o helicóptero Águia 04 da Polícia Militar não participou neste ano do desfile cívico de 7 de setembro, mas a causa é muito nobre, pois desde o início da semana, a aeronave integra a força-tarefa da PM de Santa Catarina e do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina que está auxiliando nas buscas e no resgate das vítimas das chuvas ocasionadas pelo ciclone que atingiu o Rio Grande do Sul e que já causou 39 mortes e deixou mais de 6 mil desabrigados ou desalojados.
O Portal Diversa está no Telegram (clique aqui) e no Whatsapp (clique aqui). Acesse os nossos grupos para receber as notícias aqui publicadas em primeira mão.



