Clube paranaense empata sem gols com o Alianza Lima-PER.
04/04/2023 — 22h45
O Athletico Paranaense estreou nesta terça-feira na Conmebol Libertadores 2023 em partida fora de casa contra o Alianza Lima-PER e após desperdiçar chances de gol, o clube se viu em uma situação delicada ao ter um jogador expulso na segunda etapa e precisar segurar a pressão da equipe peruana nos minutos finais e segurar o empate sem gols.
Com um ponto somado na estreia, o Athletico volta a jogar na Libertadores no próximo dia 18 de abril em Curitiba na Arena da Baixada, no clássico brasileiro contra o Atlético Mineiro.
O jogo
O Alianza Lima iniciou fazendo pressão, mas não conseguiu transformar a pressão em chances reais de abrir o placar. Aos poucos, o Athletico foi tomando conta da partida e criando ótimas chances de chegar ao gol, mas acabando pecando no último toque. Somente Canobbio desperdiçou duas chances, mas ele não foi o único, Vitor Roque, Terans e Cuello tiveram grandes chances de botar a bola pra dentro do gol, mas ora pararam na trave ora nas mãos do goleiro peruano.
Bento só precisou entrar em ação no minuto final da primeira etapa, com uma defesa segura em chute de Ballon.
Na segunda etapa, o cenário não mudou e o Athletico continuou sendo superior tanto na questão de posse de bola como também na criação de jogadas de perigo. Terans deu um ótimo passe por cobertura para Vitor Roque, que tentou encobrir o goleiro com um toque de primeira, mas acabou mandando por cima do gol. Cuello finalizou duas vezes e Khellven também arriscou de fora da área.
Mas a grande chance surgiu aos 29 minutos quando em uma bola afastada pela defesa do Alianza, Fernandinho pegou o rebote e chutou de primeira de fora da área. A bola desviou em Alex Santana e acertou o travessão.
A situação mudou somente após os 32 minutos, quando Thiago Heleno recebeu o segundo cartão amarelo em uma falta de contra-ataque e acabou sendo expulso. O Athletico jogou mais recuado e o Alianza trabalhou mais a bola e criou algumas chances, mas nenhuma sem grandes chances de mudar o panorama do empate.
O Athletico ainda teve mais duas oportunidades em contra-ataque em chutes fortes de Pablo, mas acabou parando nas boas defesas do goleiro do Alianza.
Outros jogos da rodada
Em partida válida pelo Grupo D, The Strongest-BOL jogando em casa venceu o River Plate-ARG pelo placar de 3 a 1. Os gols foram marcados por Enrique Triverio (2x) e Gonzalo Castillo para o The Strongest e Lucas Beltrán diminuiu para o River em cobrança de pênalti. O grupo é o mesmo do Fluminense e Sporting Cristal-PER que jogam nesta quarta-feira (5).
Já no Grupo E, mesmo do Corinthians e Liverpool-URU que se enfrentam na quinta-feira (6), o Argentinos Juniors-ARG venceu pelo placar de 1 a 0 o Independiente Del Valle-EQU. O gol da vitória argentina foi marcado por Javier Cabrera.