11ª e última rodada da primeira fase também definiu as equipes rebaixadas e as classificadas para a Série D do Brasileirão.
![]() |
Hercílio Luz e Camboriú ficaram no empate em 0 a 0. Com o resultado, o Hercílio terminou em 1º da primeira fase e o Camboriú acabou sendo rebaixado. (Foto: William Lampert / Hercílio Luz FC) |
A última rodada da primeira fase do Campeonato Catarinense foi recheada de grandes emoções, tudo por conta da briga pelo melhor posicionamento na classificação e assim ter a chance de decidir nas quartas de final jogando em casa diante de seu torcedor.
Nesta rodada também ficou definido quem se juntaria ao Atlético Catarinense no rebaixamento para a Série B do estadual, assim como também, as equipes que se garantiriam na Série D do Campeonato Brasileiro.
A Federação Catarinense de Futebol (FCF) realiza na próxima segunda-feira (13), reunião com os representantes dos clubes para definição das datas e horários da fase de quartas de final.
Veja como foi a última rodada
No estádio da Ressacada, um dos grandes clássicos do futebol catarinense colocou frente a frente Avaí e Criciúma, em Florianópolis, e as equipes acabaram empatando em 2 a 2, após o Avaí sair na frente com 2 a 0, o Tigre foi atrás e nos acréscimos empatou a partida. Elas se enfrentam na próxima fase.
![]() |
Avaí e Criciúma ficaram no empate em 2 a 2 e se enfrentarão na próxima fase. (Foto: Fabiano Rateke / Avaí FC) |
O JEC foi até o Oeste do Estado encarar o Concórdia e acabou sendo derrotado pelo placar de 1 a 0, e pior, sendo eliminado do Estadual. Já o Concórdia avançou e encara na próxima fase o Brusque.
Já o Brusque venceu o Figueirense em um jogo movimentado pelo placar de 3 a 2. Como dito anteriormente, o Brusque encara o Concórdia. Já o Figueirense enfrentará o Hercílio Luz, de Tubarão.
![]() |
No Augusto Bauer, Brusque vence Figueirense por 3 a 2 na última rodada da primeira fase. (Foto: Lucas Gabriel / Brusque FC) |
O Barra FC e a Chapecoense ficaram no empate em 0 a 0, em Itajaí, e com o resultado, ambas as equipes voltarão a se enfrentar na fase de quartas de final devido a classificação final da primeira fase.
O Marcílio Dias derrotou a equipe do Atlético Catarinense, que já estava rebaixada, pelo placar de 2 a 1. Com a vitória, o time de Itajaí escapou do rebaixamento, mas não conseguiu garantir vaga na próxima fase.
Se juntando ao Atlético Catarinense, o Camboriú acabou sendo rebaixado após empatar em 0 a 0 com o Hercílio Luz.
Série D do Brasileirão
Santa Catarina terá três representantes da Série D do Campeonato Brasileiro, e eles saíram da definição da classificação final do Campeonato Catarinense. O estado será representado pelo Hercílio Luz (1º lugar do Estadual); Concórdia (6º) e Barra FC (7º). Os demais clubes classificados no estadual já disputam alguma série do futebol brasileiro, são eles: Avaí, Criciúma e Chapecoense (Série B), Figueirense e Brusque (Série C).
Confira os confrontos das quartas de final, com os times em NEGRITO, decidindo em casa:
- Hercílio Luz (1º) x Figueirense (8º)
- Chapecoense (2º) x Barra FC (7º)
- Brusque (3º) x Concórdia (6º)
- Criciúma (4º) x Avaí (5º)