Na primeira licitação em janeiro, apenas uma empresa ofereceu o valor exigido em edital, mas não apresentou documento que provava a experiência em realizar evento do porte igual ou maior que a Festa do Pinhão.
Por diversapop
09/02/2023 — 19h10
Foto: Maurício Santos / diversapop |
Cerca de 15 dias depois da primeira licitação no formato de pregão presencial não ter conseguido chegar a uma definição para a escolha da empresa que irá realizar a 33ª edição da Festa Nacional do Pinhão, a Fundação Cultural de Lages (FCL) protocolou nesta quinta-feira (9) no setor de licitações da Prefeitura de Lages, o edital para uma nova licitação para escolher a empresa que irá organizar o evento.
De acordo com informações da FCL, o edital que consta os termos de referência que contém todas as exigências para a organização e realização de um dos maiores eventos do Sul do Brasil, passará agora pelos setores administrativo e jurídico para análise, para posterior publicação e a definição para data de abertura das propostas.
Primeira licitação não chegou a uma definição
Em janeiro deste ano foi realizado um edital para a escolha da empresa que irá realizar a Festa Nacional do Pinhão 2023. Na oportunidade, apenas uma empresa acabou oferecendo o valor mínimo exigido no edital, a TBS Produções e Eventos, de Lages, mas acabou sendo desabilitada por não ter anexado o documento que comprovava a sua experiência em realizar eventos do mesmo porte ou maior do que a Festa do Pinhão, sendo que em um primeiro momento cogitou apresentar recurso, mas depois de uns dias, publicou uma nota afirmando que não iria recorrer, e por isso, a licitação se deu como deserta.
A Festa do Pinhão
Desde 2014, a Festa Nacional do Pinhão é realizada em uma Parceria Público-Privada (PPP) entre a Prefeitura de Lages e uma empresa especializada em realização de eventos. De 2014 a 2019, a empresa que foi a vencedora de processo licitatório foi a Gaby Produções, de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul.
Em 2020, a empresa gaúcha chegou a ganhar um novo processo licitatório para realizar a Festa do Pinhão, mas com a pandemia da Covid-19, o evento acabou tendo as edições de 2020 e 2021 não sendo realizadas, e o contrato acabou sendo encerrado.
Em 2022, um novo edital foi lançado e outra empresa gaúcha, a Opus Entretenimento, de Porto Alegre, foi a única a participar e saiu vencedora do certame ao dar um lance de R$ 300 mil para realizar a edição daquele ano.
Neste ano, a Festa do Pinhão está prevista para ocorrer entre os dias 2 e 11 de junho no Parque de Exposições Conta Dinheiro.
O Diversa Pop está no Facebook, Twitter, Instagram e no Whatsapp, você recebe as notícias publicadas aqui em primeira mão. Acesse aqui para participar do nosso grupo.