Longa tentará ser um dos indicados à categoria de Melhor Filme Internacional.
Do ld+
05/09/2022 — 21h10
![]() |
Foto: Divulgação |
O filme "Marte Um", do diretor Gabriel Martins ("No Coração do Mundo") será o representante do Brasil na disputa por ser um dos indicados na categoria de "Melhor Filme Internacional" na cerimônia da 95ª edição do Oscar que acontece em março de 2023. O anúncio foi feito pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais nesta segunda-feira (5).
A presidente da comissão da Academia responsável pela seleção do candidato ao principal prêmio da indústria do cinema, Bárbara Cairy, afirmou que a "escolha de Marte Um para representar o Brasil no Oscar 2023 foi uma decisão democrática e importante do júri".
A pré-lista com todos os filmes selecionados pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas para concorrer ao Oscar serão anunciadas no dia 21 de dezembro de 2022.
Sobre o longa
O filme acompanha a vida dos quatro membros de uma família periférica nos últimos meses de 2018, pouco depois das eleições presidenciais, e como eles lidam com as dificuldades criadas pelo cenário sociopolítico brasileiro.
Em cartaz desde 25 de agosto, o filme foi eleito Melhor Filme do Júri Popular do tradicional Festival de Gramado, além de vencer nas categorias de Melhor Roteiro, Melhor Trilha Musical e Prêmio Especial do Júri