Festa do Pinhão: após 10 dias, a maior festa de Santa Catarina chegou ao fim neste domingo (19).

0
No último dia, Daniel e Zé Neto e Cristiano foram as grandes atrações a se apresentar. 

Por Maurício Santos do ld+ cult
20/06/2022 — 00h10

Daniel e a dupla Zé Neto e Cristiano foram as grandes atrações do último dia da 32ª Festa Nacional do Pinhão. (Fotos: Maurício Santos / ld+)

LAGES — Absolutamente tudo tem um início, um meio e um fim, e a 32ª Festa Nacional do Pinhão cumpriu a sua trajetória na noite deste domingo (19) após dez dias de muita alegria, diversão, emoção, e música boa no Parque Conta Dinheiro, na zona Norte de Lages, naquela que é a maior festa de Santa Catarina no quesito de mobilização de estrutura e também de atrações. 

O público que passou pelo parque nestes dez dias contou com uma programação bastante diversificada, com nativismo e tradicionalismo no palco nativista, onde no domingo passado (12), segunda e terça-feira, ocorreram dois dos principais festivais de música nativista do Sul do Brasil, que são as Sapecadas da Serra Catarinense e a da Canção Nativa, mas também os bailes que agitaram o público no encerramento das programações diárias. 

No palco do backstage, um dos setores mais concorridos por aqueles que querem ver as atrações do palco principal mais de pertinho, também houve grandes atrações como George Henrique e Rodrigo, Yasmin Santos, Ana Clara, Dazaranha e Só Pra Contrariar, que animaram o público que compareceu no setor. 

Mas claro, que a grande parcela do público que vai ao Parque Conta Dinheiro ao longo dos dez dias de Festa Nacional do Pinhão vai para ver os grandes nomes da música brasileira no palco principal do evento, e que neste ano, contou com uma estrutura gigantesca com 80 metros de comprimento por 20 metros de altura. 

Nomes como Raça Negra, Jorge e Mateus, o projeto Cabaré com Leonardo e a dupla Bruno e Marrone, Maiara e Maraisa, Luísa Sonza, Zé Felipe, Alok, KLB, Skank, Dilsinho, Alexandre Pires, Luan Santana, Dennis DJ, Munhoz e Mariano, e neste domingo, dois grandes nomes do sertanejo raiz e do sertanejo mais moderno que são o cantor Daniel e a dupla Zé Neto e Cristiano, respectivamente, fizeram às honras de fecharem com chave de ouro esta edição histórica.

Cantor Daniel fez show com repertório dos quase 40 anos de carreira


Por volta das 18h20, o cantor Daniel subiu ao palco da 32ª Festa Nacional do Pinhão, ele que retornou ao evento após 15 anos, e fez um show que fez uma viagem pelos quase 40 anos de carreira, com músicas mais recentes, mas com os clássicos como "Adoro amar você", "Só da você em minha vida", "Estou apaixonado", "Meu reino encantado", "Declaração de amor", "Eu me amarrei", "Jiripoca", "Pra ser feliz", "Do outro lado do rádio", e muitas outras. 

O cantor ainda deu uma palinha com verdadeiros "hinos" da música tradicionalista gauchesca, entre elas, "Querência Amada", por exemplo, que levantou o público que compareceu ao parque neste domingo. 

A apresentação durou aproximadamente duas horas, deixando o clima animado para a chegada da dupla Zé Neto e Cristiano, que viriam na sequência. 

Zé Neto e Cristiano "chamam" público pra cantar e dançar junto


Uma das atrações mais aguardadas da 32ª Festa Nacional do Pinhão, a dupla Zé Neto e Cristiano subiu ao palco por volta das 21h30, e com um show repleto de sucessos que marcaram a carreira. O vocalista Zé Neto, por algumas vezes, apresentou falha na voz, e após as primeiras cinco músicas, ele explicou que ainda se recupera das três costelas que quebraram e justificou que ainda sente muita dor, principalmente quando força um pouco mais a voz, por isso, ele pediu o apoio do público para cantar e agradeceu a compreensão. 

No setlist da dupla músicas que os consagraram como 'Ferida Curada", "Seu Polícia", "Largado às Traças", "Notificação Preferida", "Melhor ser uma saudade", "Vamos tomar uma", "Ela e Ela", "Você beberia ou não beberia", "Chaaama", "Alô ambev", "Barzinho aleatório", "Por mais beijos ao vivo", "Bebi minha bicicleta", "Estado decadente", "Status que eu não queria", "Derreter a aliança", "Cadeira de aço", entre outras. 

A noite da Festa do Pinhão ainda foi encerrada com o som de EME DJ. 


Festa do Pinhão é mais do que apenas uma festa

Além de promover a cultura e lazer a população lageana e aos turistas que vem de diversos cantos de Santa Catarina, do Sul, e de várias partes do Brasil, o evento movimenta toda a cidade, e consequentemente a economia local fica fortalecida, através das hospedagens que estiveram lotadas, mas também no comércio, principalmente os de vestuário, dois setores que foram muito impactados pela pandemia da Covid-19, que ainda não acabou é bom deixar claro, mas que com o avanço da vacinação, garantiu uma certa segurança para que eventos de grande porte pudessem serem retomados não só em Lages, mas Brasil afora. 

Além da economia local, a Festa Nacional do Pinhão também tem o seu lado social, através do Recanto do Pinhão, com a gastronomia tipicamente serrana sendo preparada, comercializada e servida por entidades beneficentes não apenas nos 10 dias de festa no parque, pois o Recanto começa uma semana antes, ou seja, em 17 dias, a comercialização destes produtos auxiliam e muito no orçamento destas entidades para que continuem contribuindo de várias formas com a sociedade lageana ao longo de todo ano, fora as dezenas de atrações locais que sobem ao palco para se apresentar no Recanto. 


A gastronomia serrana também foi representada dentro do Parque Conta Dinheiro com o Festival Sabores de Lages, onde estabelecimentos da cidade desenvolveram pratos especiais utilizando algum tipo de ingrediente tipicamente serrano, fora os boxes, que segundo o superintendente da Fundação Cultural de Lages (FCL) e presidente da CCO da Festa do Pinhão, Gilberto Ronconi, 60% eram administrados por empresários de Lages. 

E para quem já está ansioso para a 33ª Festa Nacional do Pinhão ela está confirmada e irá ocorrer entre os dias 02 e 11 de junho de 2023, sendo mantida a Parceria Público-Privada entre a Prefeitura de Lages e uma empresa que será escolhida através de nova licitação. 

Veja mais fotos do último dia da Festa do Pinhão
































Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)