Vereadora Katsumi sugere criação de desconto no IPTU para os moradores que utilizem boas práticas ambientais em suas residências

Moção Legislativa foi aprovada na Câmara de Vereadores na noite desta terça-feira (24). 

Do LD 

📷 Vereadora Katsumi sugere criação de programa de desconto no IPTU para moradores que utilizem boas práticas ambientais em suas residências. (Foto: NILTON WOLFF / CÂMARA LAGES)

LAGES — Já pensou ajudar o meio ambiente, contribuir para uma cidade organizada e limpa, e ainda economizar com o IPTU? Pois é essa a intenção de uma proposta apresentada pela vereadora Katsumi Yamaguchi (Progressistas), através de Moção Legislativa, aprovada na sessão desta terça-feira (24) na Câmara de Vereadores de Lages, que sugere ao Município a criação de um programa que conceda desconto no IPTU para moradores que utilizem boas práticas ambientais em suas residências, tais como a coleta seletiva, o reuso da água da chuva, o uso de energia renovável, entre outras ações que contribuam para uma cidade mais organizada e limpa. 


De acordo com a autora da matéria, "para melhorar a estética e contribuir para o desenvolvimento da cidade, é importante valorizarmos os moradores que já estão de acordo. Sendo assim, propomos ao poder executivo um programa para geração de desconto no IPTU para o morador que em sua residência possua as situações abaixo, podendo chegar até um valor X. Exemplos abaixo de situações que poderá ser considerado: 
  • Calçadas no padrão ABNT; 
  • Fazem a coleta seletiva;
  • Permeabilidade do terreno, que permite a absorção da água da chuva;
  • Reutilizam a água da chuva;
  • Utilizam energia renovável;
  • Possuem terreno arborizado;
  • Sistema ecológico de tratamento de esgoto, onde não houver rede de esgoto municipal.
Esse projeto não irá gerar nenhum custo ao município, visto que será economizado em serviços como a coleta de lixo, obras de contenção de enchentes, entre outros", destaca a vereadora. 

A Moção Legislativa nº 0387/2021 foi aprovada por maioria qualificada de todos os vereadores e será encaminhada ao prefeito de Lages, Antonio Ceron (PSD). 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog