Sistema de captação de água é melhorado pela Semasa com instalação de novas motobombas

Ainda nesta semana, o novo conjunto de motobombas já estará completamente instalado e funcionando. 

Por Iran Rosa de Moraes da ASCOM PML 

📷 Motobombas devem entrar completamente em funcionamento ainda nesta semana. (Foto: TONINHO VIEIRA / ASCOM PML)

LAGESIniciaram nesta semana as obras de instalação de um conjunto de motobombas na Estação de Recalque de Água (ERAB 3), no Rio Caveiras. Ao todo serão instaladas três novas motobombas, investimentos da ordem de R$ 1,5 milhão da Secretaria de Águas e Saneamento (Semasa). A ERAB 3 faz a captação de toda a água distribuída, e devidamente tratada para a população lageana. A empresa que está fazendo esta instalação é a Higra Industrial LTDA, contratada pela Semasa através de licitação pública.


“Investimentos importantes como esse são possíveis porque o dinheiro arrecadado pela Semasa fica todo em Lages, isso graças à municipalização do sistema de água e saneamento. Lages tem conseguido manter o sistema de abastecimento de água potável da cidade e do interior do município estabilizado, mesmo em época de estiagem prolongada”, destaca o prefeito Antonio Ceron.

O secretário da Semasa, Jurandi Agustini, explica que com este novo conjunto de motobombas haverá melhoria substancial tanto na capacidade de captação de água do Rio Caveiras (mil litros por segundo) como no bombeamento desta água para as estações de tratamento e de distribuição para a população de Lages.

“Com essas três novas motobombas teremos mais capacidade e agilidade na captação de água e com um gasto menor de energia, permitindo que se possa construir novos reservatórios de água. As motobombas substituídas serão recuperadas e estocadas para que, em uma eventualidade, possam ser reutilizadas”, disse o secretário da Semasa.

Finalizada a instalação das motobombas, a Semasa já poderá iniciar a execução de novos projetos de reservatórios de água, um deles a ser instalado no bairro Vila Mariza, na região urbana que mais cresce e se desenvolve em termos de novos loteamentos habitacionais e expansão urbana do comércio, indústrias e setores de prestações de serviços.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog