Projeto planeja transformar Passo dos Fernandes em atrativo permanente

Localidade fica na divisa entre São José do Cerrito e Lages, na Serra Catarinense. 

Da AMURES 

📷 Equipe do Conselho de Turismo da Serra Catarinense faz levantamento in loco na localidade de Passo dos Fernandes. (Foto: AMURES)

LAGES — Detentor de um grande potencial turístico, São José do Cerrito mira na transformação do entorno da ponte da localidade do Passo dos Fernandes, em atrativo definitivo aos visitantes. A ponte de 160 metros de extensão sobre o rio Caveiras, com mirantes para contemplação, poderá ter ao lado, uma passarela e um novo mirante com lance sobre uma das quedas do rio.

A pedido do prefeito José Dirceu da Silva, a arquiteta da Amures Elisiane Grudtner e a assessora de turismo Ana Vieira, estiveram no local na tarde desta quarta-feira (03), para uma análise preliminar. A ideia é desenvolver um projeto que contemple inclusive, píer para pesca artesanal, área de lazer com bancos e uma possível trilha aos visitantes.

O vice-prefeito Leonardo Garcia Heinzen, o secretário de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, Alcione Doniste Mota e o engenheiro Nilson do Prado Rodrigues acompanharam a visita técnica e, a partir do projeto, devem pleitear recursos para execução.

A equipe de topografia da Amures deverá ser acionada para realizar levantamento, que será usado pela equipe de engenharia no desenvolvimento do projeto. A proposta é que tenha ao longo da passarela, alguns pontos de escadas para que os visitantes possam molhar os pés, durante a visitação. Um mirante para contemplação e registros fotográficos será o grande atrativo. Tudo será sinalizado para que a visita seja autoguiada.

Na parte de baixo da queda, um píer deve ser implantado para os amantes da pescaria. Nas margens mais rasas do rio, onde há formação de laje de pedras a ideia é preparar acesso aos visitantes que queiram se banhar e brincar na água.

"Recebemos o levantamento da Amures, dos pontos com potencial turística e agora pretendemos transformar esses locais em atrativos permanentes, deixando de ser apenas um potencial para ser de fato, um local com atividades rentáveis aos moradores. Já existem pousadas no Passo dos Fernandes e buscaremos potencializar, ainda mais aquela comunidade”, disse Leonardo Heinzen.

Ao todo foram catalogados no levantamento da Amures, mais de 30 pontos com potencial turístico no Cerrito. Em cada um foi feita filmagens, fotografado e georreferenciado com indicação de potencialidade e melhorias necessárias para viabilizar o atrativo.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog