Prefeitura de Lages organiza homenagens ao Bicentenário de Anita Garibaldi

Em Lages, eventos comemorativos pela passagem dos 200 anos de nascimento da "heroína dos dois mundos" são organizados pela FCL em parceria com IHGLages. 

Por Iran Rosa de Moraes da ASCOM PML 

📷 Homenagens serão realizadas em Lages para celebrar o bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi. (Foto: TONINHO VIEIRA / ASCOM PML)

LAGES — Como parte da programação alusiva às comemorações do Bicentenário de Anita Garibaldi (30-08-1821/30-08-2021), a Fundação Cultural de Lages (FCL) em parceria com o Instituto Histórico e Geográfico de Lages (IHGLages) promovem sessão especial em memória à heroína. O evento ocorrerá no dia 25 de agosto, às 19 horas, no “Casarão Juca Antunes”, situado na rua Rua Cel. Córdova, esquina com a rua Benjamin Constant, no Centro da cidade. Paralelo a este evento especial, será feita a abertura oficial da exposição denominada “História, fatos e fotos do Bicentenário de Anita Garibaldi”, permanecendo aberta ao público, porém com visitação controlada devido à pandemia do novo coronavírus.


Além disso, o superintendente da FCL, Gilberto Ronconi (Giba), anuncia mais homenagens à Anita, durante a Semana Farroupilha, de 16 a 20 de setembro e uma cavalgada no final do mês de agosto na Coxilha Rica. “Organizado pela FCL, teremos mais uma encenação de fato histórico vivido pela heroína quando de sua passagem por Lages. Esta homenagem será apresentada na Chácara Bom Jesus, em 18 de setembro”, fala Giba.

O presidente do IHGLages e membro da comissão organizadora dos eventos comemorativos do Bicentenário, Cláudio Silveira, lembra que desde 2019 diversas ações comemorativas vem sendo organizadas, com o protagonismo do Instituto Cultura Anita, de Laguna, e o engajamento da CCL, IGHLages, Fundação Catarinense de Cultura (FCC), o Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina (IHGSC), entre outras entidades e instituições do Brasil e da Itália.

“Dia 30 de agosto de 2021 completa duzentos anos do nascimento de Ana Maria de Jesus Ribeiro, a heroína mais conhecida como Anita Garibaldi. A FCC encabeçou por meio da comissão do Bicentenário, a realização de eventos, discussões, colóquios e palestras que deram visibilidade à importância histórica de Anita Garibaldi no contexto da história catarinense e da República. Também o Instituto Cultura Anita de Laguna teve importante protagonismo organizando uma série de eventos comemorativos. O Museu Renzi, Itália, participou simultaneamente em numerosos atos conjuntos com as Instituições catarinenses em lançamentos de livros e palestras”, destaca Cláudio Silveira.

Em Lages, ocorreu nos dias 17 e 18 de fevereiro de 2020, no Centro Cultural do SESC, o evento “Dois Mundos e Uma Rosa Para Anita”, com a participação da bisneta de Anita Garibaldi, a professora Annita Constanza Beatrice Garibaldi Jallet. “Ela veio da Itália especialmente para este e outros eventos comemorativos, organizados pelo Instituto Cultura Anita e a FCC, com o objetivo de aproximar os laços históricos entre Brasil e Itália”, destaca Cláudio Silveira.

Na ocasião, em Lages, com o apoio da Fundação Cultural de Lages, o IHGLages presidiu o ato, prestigiado por centenas de pessoas. “A Bisneta de Anita plantou no jardim do Centro Cultural do Sesc (prédio do antigo Grupo Vidal Ramos), uma Rosa híbrida desenvolvida na Itália com o nome de Anita Garibaldi”, relembra o presidente do IHGLages.

E neste ano de 2021, a Revista História Catarina, sediada em Lages e com circulação estadual, publicou edição especial (bilíngue) dedicada ao Bicentenário de Anita Garibaldi, sendo que um dos artigos desta publicação analisa a questão da naturalidade de Anita Garibaldi. “Onde nasceu Anita Garibaldi?”.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog