IFSC tem inscrições abertas para cursos de qualificação, técnicos e de pós-graduação

Editais abertos oferecem vagas em todo o estado de Santa Catarina para pessoas com diferentes níveis de escolaridade. 

Da Assessoria de imprensa do IFSC

📷 IFSC abre inscrições para cursos em diversas cidades. (Foto: MAURÍCIO SANTOS / LD)

FLORIANÓPOLIS — O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) está com editais abertos para cursos técnicos e de pós-graduação, além de oferta de vagas remanescentes em cursos de qualificação profissional a distância.

Cursos técnicos

Os cursos técnicos com processo seletivo aberto estão nas cidades de Canoinhas, Chapecó, Florianópolis, Itajaí, Lages, São Carlos, São José e Tubarão. São mais de 1.500 vagas em cursos técnicos integrados (nos quais o aluno faz o ensino médio e o técnico no IFSC), cursos técnicos concomitantes (nos quais o aluno cursa o ensino médio em outra escola e faz o técnico no IFSC) e cursos técnicos subsequentes (voltados a quem já concluiu o ensino médio e quer fazer apenas a formação técnica).

Para o processo seletivo dos cursos técnicos, os interessados devem se inscrever no Portal de Inscrições do IFSC até 30 de agosto. As normas estão no Edital 14/2021/2. Nesse edital, as vagas serão preenchidas por sorteio eletrônico, que será realizado em 31 de agosto. As aulas terão início ainda no segundo semestre de 2021.

Vagas remanescentes em cursos técnicos

Quem quer fazer um curso técnico ainda este ano e mora em Araranguá, Caçador, Criciúma, Gaspar, Jaraguá do Sul e Joinville tem a possibilidade de se candidatar a uma das mais de 200 vagas remanescentes listadas no Edital 18/2021/2. As vagas também são para cursos integrados, concomitantes e subsequentes nos câmpus do IFSC situados nessas cidades.

Nesse edital, não é preciso fazer inscrição ou participar de processo seletivo: como se tratam de vagas não preenchidas com a seleção feita anteriormente, elas serão destinadas a quem manifestar interesse, por meio do envio da documentação de matrícula pela internet. As vagas serão preenchidas por ordem de recebimento da documentação e o prazo também é 30 de agosto.

Cursos de pós-graduação

Também estão abertas até 30 de agosto as inscrições para o processo seletivo de três pós-graduações lato sensu (especialização). Para ingressar, o interessado deve ter curso superior completo.

A especialização em Educação e Diversidade, do Câmpus São Carlos tem 40 vagas. As aulas ocorrem à noite, nas terças e quintas-feiras, na modalidade presencial. Porém, enquanto durar a suspensão das atividades acadêmicas e administrativas presenciais, devido à pandemia de Covid-19, as aulas serão ministradas por meio de atividades não presenciais (ANPs), mantendo-se os dias e turnos estabelecidos para as aulas presenciais. A seleção será por meio de sorteio público. Mais informações no Edital 17/2021/2.

O curso de especialização em Mídias Integradas na Educação, do Câmpus Florianópolis, será ofertado na modalidade a distância. Porém, prevê a realização de provas presenciais, que poderão ser feitas nos câmpus Caçador, Criciúma, Lages e São Miguel do Oeste (conforme selecionado no momento da inscrição). A seleção para este curso será por sorteio público. Mais informações no Edital 16/2021/2.

Já o curso de especialização em Desenvolvimento de Produtos Eletrônicos, também do Câmpus Florianópolis, terá ingresso por meio de análise documental. As informações sobre o curso estão no Edital 15/2021/2.

Vagas remanescentes em cursos de qualificação profissional (a distância)

Estão abertas também 84 vagas remanescentes em cursos de qualificação profissional, ofertados na modalidade a distância. Assim como no caso dos cursos técnicos, os interessados devem manifestar interesse na vaga, enviando a documentação de matrícula pela internet. A lista de cursos com vagas abertas está na planilha disponível no Portal do IFSC.

Não é preciso ter participado de processo seletivo nem fazer inscrição prévia: as vagas são preenchidas pela ordem de recebimento dos documentos. As oportunidades são nas áreas de português para estrangeiros e matemática básica.

De acordo com o andamento do processo de matrícula em cada câmpus, é possível que abram novas vagas remanescentes ainda para o segundo semestre. Os interessados devem acompanhar a atualização da planilha e as notícias no Portal do IFSC. 

Ensino público, gratuito e de qualidade

O IFSC é uma autarquia federal ligada à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação. Todos os cursos ofertados são gratuitos. Nos processos seletivos, também é praticada a política de cotas, destinando um percentual das vagas de cursos técnicos e de graduação a candidatos oriundos de escolas públicas, de baixa renda, pretos, pardos ou indígenas e pessoas com deficiência.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog