Exposição destaca o bicentenário de Anita Garibaldi

Reproduções de gravuras, quadros, foto, além de painéis com a cronologia histórica da vida heroica de Anita compõem a exposição que pode ser vista no Casarão Juca Antunes, aos cuidados da Fundação Cultural de Lages. 

Por Iran Rosa de Moraes da ASCOM PML 

Exposição estará aberta ao público até o dia 10 de setembro no Casarão Juca Antunes, no Centro de Lages. (Fotos: TONINHO VIEIRA / ASCOM PML)

LAGES — Como parte da programação alusiva às comemorações do Bicentenário de Anita Garibaldi (30-08-1821/30-08-2021), permanecerá aberta à visitação pública, no Casarão Juca Antunes, no Centro de Lages, até o dia 10 de setembro, a exposição “História, fatos e fotos do Bicentenário de Anita Garibaldi”. 


A iniciativa desta exposição é do Instituto Histórico e Geográfico de Lages (IHGLages) em parceria com a Prefeitura, através da Fundação Cultural de Lages (FCL). A abertura do evento ocorreu na noite de 25 de agosto e o acesso do público à exposição ocorre em horário comercial, das 8hs às 12hs e das 14hs às 18hs, de segunda à sexta-feira.


Uma outra homenagem à Anita, neste ano do bicentenário, será realizada no dia 28 de agosto: cavalgada pela Coxilha Rica, região onde, segundo testemunhas que conheceram a família de Anita, a heroína teria nascido e vivido a sua infância.

O superintendente da FCL, Gilberto Ronconi (Giba), anuncia mais homenagens à Anita, durante a Semana Farroupilha, de 16 a 20 de setembro. “Organizado pela FCL, teremos uma encenação de fato histórico vivido pela heroína quando de sua passagem por Lages. Esta homenagem será apresentada na Chácara Bom Jesus, em 18 de setembro”, fala Giba.

“Dia 30 de agosto de 2021 completa duzentos anos do nascimento de Ana Maria de Jesus Ribeiro, a heroína mais conhecida como Anita Garibaldi. A Fundação Catarinense de Cultura encabeçou por meio da Comissão do Bicentenário, a realização de eventos, discussões, colóquios e palestras que deram visibilidade à importância histórica de Anita Garibaldi no contexto da história catarinense e da República. Também o Instituto Cultura Anita de Laguna teve importante protagonismo organizando uma série de eventos comemorativos. O Museu Renzi, Itália, participou simultaneamente em numerosos atos conjuntos com as Instituições catarinenses em lançamentos de livros e palestras. Também a Fundação Cultural de Lages está engajada nesta jornada comemorativa”, destaca o presidente do IHGLages, Cláudio Silveira.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog