Escola do Legislativo da Serra inicia atividades nesta sexta

Abertura dos trabalhos acontece de forma presencial com um seminário alusivo aos 15 anos da Lei Maria da Penha. 

Da CÂMARA DE LAGES*

Convite para a abertura das atividades da Escola do Legislativo da Serra. (Foto: DIVULGAÇÃO)

LAGES — Nesta sexta-feira (6 de agosto) será realizado o ato de abertura dos trabalhos da Escola do Legislativo da Serra, entidade ligada à Câmara de Lages e que promove o desenvolvimento da educação política para os agentes políticos e a comunidade em geral de toda a região do planalto serrano catarinense. Um seminário sobre os 15 anos de efetivação da Lei Maria da Penha marca o início das atividades externas da Escola, presidida pela vereadora Katsumi Yamaguchi (Progressistas) no biênio 2021-2022.

O evento contará com a participação da presidente da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), deputada estadual Marlene Fengler; da coordenadora da escola da Alesc, Adeliana Dal Pont; do juiz de Direito, Alexandre Takashima; do advogado Diego Schimitz e das advogadas Maelem Arruda, Suani Córdova e Thaís Fernanda Silva, que vão falar sobre as políticas públicas voltadas para os direitos das mulheres e leis voltadas à área como a própria Maria da Penha, a do Minuto Seguinte, a de importunação sexual, a Lei Carolina Dieckman, a Lei Joana Maranhão e a que inclui a violência psicológica no código penal. “Percebemos que muitas pessoas conhecem somente a Lei Maria da Penha e a do Feminicídio, mas é importante que conheçamos as outras leis que estão à disposição”, aponta a presidente Katsumi.

As inscrições para o seminário estão abertas, mas as vagas presenciais são limitadas de modo a serem respeitadas as medidas de distanciamento social no Plenário Nereu Ramos. O evento também será transmitido pela TV Câmara de Lages e os interessados podem acompanhar através do Facebook e do canal no YouTube. Haverá certificação para todos os participantes inscritos através do link:
 
Evento: abertura da Escola do Legislativo da Serra e seminário alusivo aos 15 anos da Lei Maria da Penha.
Data: 6 de agosto de 2021.
Horário: 15 horas.
Local: Plenário Nereu Ramos da Câmara de Vereadores de Lages.
 
Sobre a Escola do Legislativo da Serra
 
Instituída na Câmara de Vereadores de Lages em 2009, na gestão do vereador Rodrigo Silva, a Escola do Legislativo da Serra trabalha no desenvolvimento da cidadania através de cursos, oficinas, seminários, congressos e atividades remotas para o público das casas legislativas da região da Amures e população em geral. Também contribui para a construção de uma verdadeira educação política da sociedade, sobretudo em iniciativas com os estudantes locais, como nos programas “Câmara Mirim”, “Jovem Vereador” e “Parlamento Jovem”.
O conteúdo que compõe o atual cronograma de capacitação foi desenvolvido conforme identificação das necessidades das Câmaras de Vereadores, como em relação aos processos licitatórios, o uso do marketing e da assessoria parlamentar, técnicas de oratória, entre outras temáticas que serão abordadas de forma mensal.

A Escola do Legislativo da Serra também promete estimular o interesse e a participação política dos jovens com os programas “Vereador Mirim”, voltado aos estudantes, e “Parlamento Vai Até à Escola”, no qual os professores e equipe pedagógica das instituições de ensino participarão de rodas de conversa com o intuito de apoiar e incentivar os estudantes que participarão das atividades legislativas. “Montamos um cronograma de atividades para que não só os jovens participantes se envolvam nos processos legislativos, mas também a escola e a comunidade. É uma forma da população participar do Legislativo não só no período eleitoral” comenta Katsumi.
 
Com informações da assessora parlamentar Karoline Kitabayashi.
 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog