Começam as obras de alargamento da praia de Balneário Camboriú

Obra que deve aumentar de 25 para 70 metros, em média, a largura da Praia Central de BC, deve ficar pronta até o fim de outubro, ou início de novembro, para ser aproveitada por turistas e moradores já na alta temporada de verão. 

Do LD* 

📷 Obras de alargamento da praia Central de Balneário Camboriú começaram neste domingo (22). (Foto: RENATA FURLANETTO / DIVULGAÇÃO)

BALNEÁRIO CAMBORIÚ — Uma reivindicação antiga que começou a ser discutida ainda na década de 1990, passou por plebiscito em 2001, teve o projeto entregue em 2017 à prefeitura, licitada em 2020, e finalmente na manhã deste domingo, 22, iniciou de fato a tão esperada obra de alargamento da faixa de areia da Praia Central de Balneário Camboriú, no Litoral Norte catarinense.


A obra que deve aumentar de 25 para 70 metros, em média, a extensão da faixa de areia de uma das principais praias de Santa Catarina, teve o seu início neste domingo quando chegou a draga Galileo Galilei, que fez o transporte da areia na jazida, a cerca de 15 quilômetros da orla, antes de se aproximar da praia, e colocando a areia trazida nos dutos posicionados na altura da Rua 3700, e desses dutos chegando até a praia, onde as máquinas e operários são os responsáveis por a espalharem. 

A previsão é de que a obra esteja concluída até o fim de outubro ou no início de novembro. Ou seja, os turistas e moradores poderão aproveitar a nova faixa de areia já nesta alta temporada de verão. 

O projeto que está em execução foi entregue em 2017 à prefeitura pelo Instituto +BC, uma organização formada por empresários ligados à construção civil que pagou pela proposta e doou ao Município. A licitação realizada em 2020 foi vencida pelo consórcio formado pela empresa DTA e a belga Jan de Nul, que ofereceram proposta de R$ 66 milhões. 

A intenção principal da obra é a de ampliar a faixa de areia que foi engolida pelo mar nas últimas décadas, mas também aumentar o tempo de sol na praia que atualmente acaba já no início da tarde por conta da sombra formada pelos grandes arranha-céus construídos à beira-mar.

*Com informações de NSC Total


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog