Operação especial da prefeitura durante frio intenso acolhe 79 pessoas em situação de rua na noite desta terça-feira

A média diária de atendimento no abrigo do bairro Centenário era de 50 pessoas, mas nesses dias mais frios precisou ter sua capacidade ampliada. 

Por ALINE TIVES da ASCOM PML 

📷 Equipes da Defesa Civil e da Secretaria de Assistência Social e Habitação de Lages trabalham no acolhimento de pessoas em situação de rua. (Foto: DIVULGAÇÃO)

LAGESA Prefeitura de Lages, através da Secretaria de Assistência Social e Habitação e da Defesa Civil Municipal, organizou uma operação especial de atendimento às pessoas em situação de rua e famílias mais necessitadas durante esta semana com previsões de temperaturas negativas na região. Na noite desta terça-feira (28 de julho), o primeiro dia da nova onda de massa de ar polar, foram recolhidas das ruas 79 pessoas e encaminhadas aos abrigos.


Segundo o secretário de Assistência Social, Jean Pierre Ezequiel, a média diária de atendimento no abrigo do bairro Centenário era de 50 pessoas, mas nesses dias mais frios teve um acréscimo de 29 pessoas e precisou ter sua capacidade ampliada. Outras dez vagas foram abertas no Acolhimento POP, instalado na rua Frei Gabriel, local em funcionamento 24 horas por dia.

Nestes locais são oferecidas refeições, banho quente e camas para pernoitar. “Nossos abrigos estão preparados para atender a nova demanda, o importante é dar todo suporte que estas pessoas precisam. Antes no bairro Centenário era um abrigo temporário, mas a pedido do prefeito Antonio Ceron, será permanente, pois temos problemas de vulnerabilidades sociais o ano todo.”, comenta o secretário.

Durante a abordagem social, muitas pessoas em situação de rua precisam ser convencidas sobre os perigos da hipotermia e a necessidade do abrigo, principalmente durante a madrugada. Desta vez, três pessoas foram abordadas e não aceitaram o convite. Neste caso, eles recebem um cobertor e agasalho para que passem a noite no local onde desejam permanecer.

A própria comunidade pode colaborar informando as equipes da abordagem os locais onde se encontram pessoas desabrigadas. Os telefones de plantão 24h são o 98406-2980 / 98427-9825 e o 98406-4037. Outros contatos, com atendimento das 7h às 19h são os 3019-7479 e o 3019-7477 e outro, das 18h à meia noite 3019-7460.

Doação de lenha e cobertores

Além do acolhimento, outra campanha está sendo promovida para a arrecadação de cobertores, que serão distribuídos nos oito núcleos de Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e nos três Centros de Referência Especializados em Assistência Social (CREAS) da cidade.

Em parceria com a Fundação Carlos Joffre já foi distribuído aproximadamente duas mil unidades de cobertores às famílias necessitadas. “Cerca de 60% destes cobertores eram infantis. Temos uma demanda muito grande de pessoas que precisam de cobertores e agasalhos, por isso doações sempre são bem-vidas”, declara o secretário Jean.

A Secretaria da Assistência Social e Habitação e a Defesa Civil também estão distribuindo lenha às famílias cadastradas. Para receber a doação, basta ligar para um dos telefones de plantão que será realizada uma visita.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog