Vereadora Suzana Duarte solicita para que a Câmara tenha intérprete de libras durante a exibição das sessões pela TV Câmara

Durante o Horário dos Partidos, a vereadora apresentou vídeos produzidos por dois deficientes auditivos, que através das libras, pedem que a Câmara disponibilize essa acessibilidade nas transmissões. 

Do LD 

Foto: NILTON WOLFF / CÂMARA DE LAGES

LAGES — A vereadora Suzana Duarte (Cidadania) durante seu tempo no horário dos partidos na sessão desta terça-feira (22), apresentou um vídeo produzido por dois deficientes auditivos, para solicitar que a Câmara de Vereadores disponibilize um intérprete de libras durante as transmissões das sessões na TV Câmara nas redes sociais, para que o maior número de pessoas possam ter acesso ao que é discutido na casa legislativa municipal de Lages. 


No primeiro vídeo, do Gabriel, a vereadora questiona os demais vereadores, se eles entenderam o que ele havia gesticulado através da libras. "Vocês entenderam? Nós estamos aqui com pessoas, com seres humanos que querem saber, o que nós estamos discutindo aqui nessa casa. É a mesma coisa, eles assistirem nós vereadores aqui na Câmara pelas redes sociais sem o intérprete de libras, sem termos nessa casa a acessibilidade. Não é só para as pessoas surdas que nós estamos aqui nessa casa. É para todas as pessoas, por isso, reiteramos o nosso pedido", destaca a vereadora. 


Posteriormente, a vereadora exibiu novamente o vídeo do Gabriel, e agora ela relatou o que Gabriel havia gesticulado. "Esse assunto é muito importante na Câmara de Vereadores, porque precisa ter intérprete, porque o surdo precisa ter liberdade nas suas opiniões e a Constituição traz a equidade, porque a Constituição sempre luta por equidade de todos, do índio, do negro, das mulheres, dos homens. Esse grupo vem crescendo, o surdo é visual e todos nós temos diferenças e é importante estar dentro da Câmara dos Vereadores. Calma, o surdo precisa de intérprete não na janela pequena, mas sim com a janela grande. Nós precisamos e queremos da equidade, é importante ter mais visibilidade para nós aqui em Lages. Então é isso, vamos ter como exemplo da Constituição que é a nossa base. Um abraço, eu espero, até mais", frisa Gabriel. 

Foto: REPRODUÇÃO / TV CÂMARA 

Na sequência a vereadora solicitou que exibissem o segundo vídeo, produzido pela Patricia, na qual Suzana Duarte também narrou o que foi dito através dos sinais pela Patricia. "Duas coisas, primeiro a Câmara dos Vereadores é importante sim, é importante ter intérprete, o surdo precisa de intérprete junto nas redes sociais e em vários lugares juntos. É importante. É bom, o surdo ocupar o seu espaço na Câmara dos Vereadores e explicar o que é a cultura surda, a sua identidade surda, se expressar, e nós surdos vemos isso acontecer, o sentimento de empatia, tudo isso é importante. Como o Gabriel explicou, nós não queremos a janela pequena, nós precisamos da janela maior, porque o surdo segue a língua materna, a libras, e nela é importante ver as mãos, e também, nós surdos precisamos conseguir ver com clareza, porque é importante ter as barreiras livres, isso é melhor, nós também precisamos de intérprete, porque temos barreiras e somos visuais, nós precisamos avançar juntos, precisamos ter a empatia, porque é muito importante, a gente também quer ver, crescer, ter a empatia, chamar as comunidades surdas para ocupar o seu espaço"

Foto: REPRODUÇÃO / TV CÂMARA

A vereadora encerrou o seu tempo no horário dos partidos afirmando que "faz questão que todas as pessoas sejam atendidas, que elas sejam ouvidas, já que na nossa Câmara de Vereadoras nós não tem acessibilidade. Desde o meu primeiro dia como vereadora, eu participo, eu convivo com essa comunidade, eu sei o quão importante é para eles, e mais uma vez estou aqui pedindo, porque reforço que eles me pedem, pois eles querem saber o que a gente está tratando nessa casa legislativa. Espero, tantas outras câmaras de vereadores do nosso estado já possuem intérpretes de libras, já tem acessibilidade, isso é lei. Nós precisamos trazer o surdo para a nossa Câmara de Vereadores, precisamos estar na telinha do celular, com uma janela maior como eles mesmo disseram, eles entendem a libras, através das mãos", concluiu Suzana. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog