Sob olhares internacionais, Petrolândia escolhe novo prefeito neste domingo (13)

Durante a manhã, movimento foi tranquilo nos locais de votação da cidade de cerca de 6 mil habitantes localizada na região do Alto Vale do Itajaí. 

Por MAURÍCIO SANTOS do LD

Fotos: MAURÍCIO SANTOS / LD

PETROLÂNDIA - Os cerca de 6 mil habitantes da pequena cidade de Petrolândia, no Alto Vale do Itajaí, e distante cerca de 90 quilômetros de Lages, vão conhecer neste domingo (13), quem será o novo prefeito (a) e vice para comandar o município até 2024. Além de Petrolândia, outras quatro cidades do país também realizam eleições suplementares neste domingo. 


Em Petrolândia, porém, a eleição contará com uma equipe de auditores internacionais que irão conferir o decorrer da eleição na cidade para averiguar e aprovar a integridade e segurança do processo eleitoral no Brasil. 

Durante a manhã, a equipe do LD esteve na cidade e constatou que o movimento foi tranquilo no município, e na principal zona eleitoral, localizada na EEB Hermes Fontes. 


Por que Petrolândia terá eleição em 2021? 

A cidade assim como todas as outras cidades do país realizaram eleições em 2020, porém em Petrolândia, a chapa escolhida pela população em novembro do ano passado teve o registro indeferido pela Justiça Eleitoral, pois os eleitos, Rogério Domingos (Progressistas) e Selmo Klauberg (PSD), deixaram de apresentar documentos comprovando que não havia processos contra eles dentro do prazo estipulado. 



Quem são os auditores internacionais? 

Esses auditores que estarão acompanhando a eleição em Petrolândia, são integrantes de ONGs Transparencia Electoral e Caoete (Conferencia Americana de Organismos Electolares Subnacionales por la Transparencia Electoral), que irão acompanhar e levar a experiência da eleição do Brasil para outros lugares do mundo. 

Ontem, sábado (12), foi iniciado o teste de integridade, sendo demonstrado para eleitores e aos auditores da Justiça Eleitoral quanto das ONGs internacionais, a segurança do processo eleitoral brasileiro. 


Quem está concorrendo? 

São três candidatos disputando a preferência dos 5.189 eleitores aptos do município, os candidatos são esses: Angela Adriana Krindges (MDB), Edson Silva Padilha (Podemos) e Irone Duarte (Progressistas). 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog