Previsão indica queda acentuada das temperaturas e chance de neve permanece

Massa de ar frio de origem polar chega a Santa Catarina no início desta semana, com chance de neve nas áreas mais altas entre esta segunda e terça-feira. 

Do LD 

Foto: MAURÍCIO SANTOS / ARQUIVO LD

LAGES — A previsão de frio intenso e neve como antecipado na última sexta-feira, 25, aqui no LD, seguem se confirmando com a passagem de uma frente fria durante este domingo (27), que antecede a chegada da massa de ar frio de origem polar que deve começar a influenciar no tempo em Santa Catarina a partir desta segunda-feira (28), de acordo com o aviso meteorológico emitido pela Epagri/Ciram, que inclusive alerta para a possibilidade de neve nas áreas mais altas entre a tarde e noite de segunda-feira, e madrugada da próxima terça-feira (29). 


Já de acordo com o meteorologista Piter Scheuer e do engenheiro agrônomo Ronaldo Coutinho, ambos do Canal do Tempo, há chance de chuva congelada e neve na Serra Catarinense e Serra Gaúcha, e nas áreas altas do Oeste e Meio Oeste, entre a segunda e quarta-feira, devido ao ar polar e úmido na baixa atmosfera. Há ainda chance de sincelo¹ nos Morros mais elevados do Planalto Sul e a Serra do Espigão e formação de geada ampla do Oeste aos planaltos, e de forma mais abrangente no Litoral e Vale do Itajaí. 


Previsão do tempo 

A segunda-feira, 28, ainda será marcada no início da manhã com tempo instável com muitas nuvens e chuva em todas as regiões, devido a frente fria. No final da tarde e noite chance de chuva com neve e chuva congelada no Meio Oeste e no Planalto Sul, aponta a previsão da Epagri/Ciram. 

Segundo o órgão, as temperaturas ficam baixas com mínimas entre 2ºC em Urubici, -1ºC em São Joaquim, 0ºC em Bom Jardim da Serra e -2ºC em Urupema. 

Já na terça-feira, 29, o tempo melhora gradativamente com aberturas de sol, com mais nuvens e nevoeiros no início do dia no Oeste. Tempo instável com chuva fraca no início da manhã do Meio Oeste ao Litoral. Persiste a condição de chuva congelada no Meio Oeste e Neve na Serra Catarinense, especialmente na madrugada e amanhecer. 

As temperaturas ficam entre -4ºC e -7ºC na áreas mais altas da Serra, de 0ºC a -3ºC no Meio Oeste. No decorrer do dia, o frio intenso continua com máximas que ficam entre 4ºC a 7ºC na Serra.

Ocupação dos leitos de hospedagem

Seguindo os protocolos sanitários em virtude da pandemia da Covid-19, os municípios da Serra Catarinense estão recebendo os turistas em busca do frio intenso e da expectativa de presenciar a neve. As hospedagens em Urupema, Urubici, São Joaquim e Bom Jardim da Serra estão completamente lotadas. 
¹Sincelo: pedaços de gelo suspensos das árvores ou dos beirais dos telhados, resultantes da congelação das neblinas. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog