O inverno começou no hemisfério Sul; saiba o que a previsão aponta como será a estação em Santa Catarina

Os primeiros dias de inverno devem ser marcados pela instabilidade, chuva e temperatura baixa. 

Do LD 

Neve como a registrada do dia 20 de agosto de 2020, pode voltar a ocorrer em Santa Catarina neste inverno. (Fotos: MAURÍCIO SANTOS / ARQUIVO LD)

LAGES — Começou oficialmente à 00h32 desta segunda-feira, 21, a estação mais fria do ano, o inverno no Hemisfério Sul do planeta, e pelos próximos três meses, os dias devem ser marcados pela maior presença do frio, pelo menos é o que se espera. Já nos primeiros dias da nova estação, o tempo em Santa Catarina deverá ser marcado pela presença de instabilidade, chuva e temperaturas baixas, é o que aponta a Epagri/Ciram. 


Segundo os meteorologistas da Epagri/Ciram, órgão oficial de meteorologia do Estado, a previsão é de um inverno frio em Santa Catarina, com temperatura abaixo da média climatológica. São esperadas pelo menos três ondas de frio, com dias consecutivos de temperatura baixa, próxima de 0ºC e negativa, com formação de geada ampla no estado, especialmente em julho. Em situações meteorológicas associadas a frio e umidade, os catarinenses devem contemplar as lindas paisagens com neve, especialmente na Serra Catarinense. No entanto, períodos mais aquecidos também são característicos da estação. 


Já a respeito da chuva, lembrando que algumas regiões do Estado, sofrem com a estiagem, a notícia não é tão animadora assim, já que a previsão apresenta um indicativo de chuva mal distribuída e abaixo da média para o Estado, porém uma previsão climática mais atualizada será divulgada no próximo dia 26 de junho, no site da Epagri/Ciram (ciram.epagri.sc.gov.br)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog