Jair Junior sugere ao Município a criação de biblioteca digital em Lages

Moção Legislativa foi aprovada na sessão desta terça-feira (8). 

Do LD

Foto: PIXABAY

LAGES - A Moção Legislativa nº 0257/2021 de autoria do vereador Jair Junior (Podemos) que sugere ao Poder Executivo Municipal a criação de uma biblioteca digital em Lages foi aprovada na sessão desta terça-feira (8) da Câmara de Vereadores. 


Segundo o autor da matéria, "a leitura deve ser incentivada de diversas formas, sendo em espaços físicos, ou pela tecnologia que nos é apresentada atualmente", inicia o edil que explica que "a biblioteca digital tem potencial para superar barreiras geográficas e físicas, tendo em vista que seu conteúdo poderá ser acessado a qualquer momento, e de qualquer local. O ingresso on-line permitirá ao usuário acesso aos seus conteúdos através de dispositivos como celulares, notebooks, tablets, dentre outros", destaca. 


Além disso, a matéria tem como objetivo facilitar a vida dos estudantes que foram muito afetados pela crise da Covid-19 e também de atrair novos leitores "proporcionando a chance de usufruir de formas contemporâneas de leitura" atendendo ao Plano Nacional do Livro e Leitura, cuja linha de ação prevê o "fomento as ações de produção, distribuição e circulação de livros e outros materiais de leitura, contemplando as especificidades dos neoleitores jovens e adultos e os diversos formatos acessíveis", explica Jair. 

Foto: NILTON WOLFF / CÂMARA DE LAGES

"Portando, entende-se que a viabilização de plataformas de leitura digital para os estudantes e o público em geral, é de grande relevância, pois alcançará um novo patamar em que a leitura e a informação não encontrarão barreiras que impeçam o seu alcance. Logo, o uso desta ferramenta digital será destinado à construção de políticas públicas de inclusão digital, bem como a formação de novos leitores", conclui o vereador. 

A moção foi aprovada por maioria qualificada e será encaminhada ao prefeito de Lages, Antonio Ceron (PSD). 

Comentários