Irone Duarte (PP) é eleito prefeito de Petrolândia em eleição histórica

Sob olhares de observadores de órgãos internacionais, novo prefeito foi escolhido neste domingo (13) e venceu por uma diferença de 16 votos em relação à segunda colocada, Angela Adriana Krindges (MDB). 

Por MAURÍCIO SANTOS do LD

Foto: RÁDIO SINTONIA FM / DIVULGAÇÃO

PETROLÂNDIA - Por uma diferença de apenas 16 votos, Irone Duarte (Progressistas) se tornou o prefeito de Petrolândia, no Alto Vale do Itajaí, neste domingo (13) em uma eleição suplementar que fez história, e não apenas pela margem pequena de votos entre a primeira e a chapa segunda colocada, mas também, por ter sido marcada pela presença de observadores de órgãos internacionais que vieram atestar a segurança do processo eleitoral no Brasil. Irone recebeu 2.195 votos contra 2.179 votos da segunda colocada, Angela Adriana Krindges (MDB). Edson Padilha (Podemos) recebeu 201 votos. 


Os cerca de 6 mil habitantes tiveram que voltar às urnas neste domingo (13) em uma eleição suplementar, pois a chapa vencedora nas eleições do ano passado, formada por Rogério Domingos (Progressistas) e Selmo Klauberg (PSD), teve a chapa indeferida pela Justiça Eleitoral, pois os candidatos não apresentaram em tempo hábil, a documentação que comprovava a inexistência de processos contra eles no Tribunal de Justiça. 

Prefeitura de Petrolândia. (Foto: MAURÍCIO SANTOS / LD)

A eleição foi decidida na última das 11 urnas necessárias para computar os votos da população, e Irone e Hiti disputavam voto a voto, alternando-se na liderança durante a apuração, mas só quando os 100% das urnas apuradas chegou é que se pode confirmar quem dos dois candidatos se tornaria o novo chefe do Poder Executivo Municipal. 

Eleição 

Pela primeira vez, uma eleição suplementar no país foi acompanhada por quatro observadores internacionais integrantes das Organizações Não Governamentais (ONGs) Transparencia Electoral e Conferencia Americana de Organismos Electolares Subnacionales por la Transparencia Electoral (Caoeste), que acompanharam todo o processo eleitoral, incluindo as auditorias feitas para mostrar a confiabilidade das urnas. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog