Dr. Heron questiona Município a respeito do funcionamento das Unidades Básicas de Saúde após a suspensão de atendimentos eletivos

Pedido de Informação levou em conta o comunicado da Prefeitura de Lages que informou a suspensão dos atendimentos eletivos nas Unidades Básicas de Saúde, a partir desta terça-feira (1º) por tempo indeterminado. 

Do LD
Lages/SC

Vereador Heron de Souza (PSD) é o autor do Pedido de Informação. (Foto: NILTON WOLFF / CÂMARA DE LAGES)

A Câmara de Vereadores de Lages aprovou na noite desta terça-feira (1º), o Pedido de Informação nº 0219/2021, de autoria do vereador Heron de Souza (PSD), a respeito do funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS) após o anúncio da Prefeitura de Lages na última segunda-feira (31), informando que a partir desta terça-feira seria suspenso por tempo indeterminado os atendimentos eletivos nas unidades por conta do agravamento da pandemia da Covid-19


Segundo o autor do pedido, a decisão tem "causado um problema muito sério para a Saúde Básica do lageano, tendo em vista que a UPA acaba tendo que absorver esses pacientes que chegam descompensados, com alterações de Diabetes, Pressão Alta, entre outras patologias que são acompanhadas pelos profissionais das UBSs", destaca o edil. 

Por esses motivos, o vereador encaminha os seguintes questionamentos: 

1. Qual será a função das UBSs nesse período? 

2. Sabemos que necessitam cuidados e materiais de proteção para o atendimento Covid, as UBSs estão preparados para tal atendimento? 

3. Como serão mantidos alguns serviços, como vacinação e gestantes, as UBSs terão locais específicos para atendimento das pessoas que por ventura estejam positivados? 

4. Realizar-se-á testes da Covid nas UBSs? 

5. O estudo feito pela secretaria de Saúde, levou em conta o número alto de pacientes que fazem acompanhamento e que terão que buscar atendimento na UPA? 

6. A UPA terá condições de absorver esses pacientes?

7. Qual tipo de acompanhamento será realizado pelos profissionais das UBSs\Agentes Comunitários? 

Todos esses questionamentos serão encaminhados ao prefeito Antonio Ceron (PSD). 


Comentários

  1. Parabéns Dr.Heron pela sua pocisao sobre as unidades de saude

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Dr Heron é as agentes não estão passando nas casas como prometido nem sem entrar não conhecemos mais é um troca agentes nos SUB nos e que sofremos

    ResponderExcluir

Postar um comentário