Vice-prefeito participa de evento que discute a transformação digital das cidades

O painel contou com prefeitos, especialistas, empresários e gestores públicos, além de representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). 

Por ALINE TIVES da ASCOM PML*
Lages/SC

Foto: DIVULGAÇÃO
O vice-prefeito de Lages e conselheiro administrativo do Orion Parque Tecnológico, Juliano Polese, participou do encontro on-line promovido pela Rede Cidade Digital na manhã desta terça-feira (11 de maio). O evento teve como pauta o impacto das novas tecnologias na gestão das cidades; como as prefeituras da grande Florianópolis e região serrana investem na transformação digital


O painel contou com prefeitos, especialistas, empresários e gestores públicos, além de representante do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação e Comunicações. Além de Lages, gestores de Florianópolis e Palhoça apresentaram as ações implantadas que visam tornar as cidades mais conectadas e eficientes.

Juliano Polese comentou sobre a experiência de Lages ter sido sede de evento da Rede de Cidades Digitais, em abril de 2018, realizado no Orion Parque, reunindo representantes de cerca de cem cidades. "Temos exemplos práticos na nossa cidade, como o Orion Parque, que foi criado para fomentar a tecnologia e inovação na nossa cidade. Várias coisas já são realizadas por aqui. Não podemos ser apenas uma cidade inteligente, temos que ser uma cidade sensível, que usa a inteligência para melhorar a vida das pessoas, como por exemplo a nossa rede de fibra ótica que foi instalada no centro da cidade. Se não tivermos essa sensibilidade, de nada adianta fazermos esses investimentos. O Centro de Inovação do Orion é o nosso canal para pensarmos todas essas ações", lembrou ele. 

Juliano destacou que o Orion faz parte da Rede Catarinense de Centro de Inovação, sendo o primeiro Centro de Inovação criado dentro da comunidade, ainda em 2016. Ele também aproveitou para trazer alguns números sobre o andamento das ações do Orion e do Plano de Mitigação, em 2020. "A grande missão do Parque é criar a cultura inovadora e empreendedora no nosso município, e também articular as ações para incentivar nosso ecossistema a se desenvolver. O símbolo de inovação e tecnologia na Serra Catarinense é concretizado pelo Orion Parque. Com a pandemia, chamamos o Orion para a criação de Plano de Mitigação, que, entre outros pontos, viesse trazer a cultura de inovação para Micro Empreendedoras Individuais (MEIs), e também nas pequenas empresas, fortalecendo a economia regional e aprimorando o conhecimento técnico gerencial com estrutura que já tínhamos no nosso parque tecnológico", ressaltou. 

*Com informações da Assessoria do Orion Parque

Comentários